terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Hyundai Afetada por Recall de Câmaras de Retrovisão: Mais de 226.000 Veículos Atingidos no Maior Recall do Ano

 

A Hyundai está a enfrentar um problema tecnológico em 2024, uma vez que o fabricante de automóveis está a chamar de volta 226,118 veículos nos EUA devido a uma possível falha nos sistemas de câmaras de retrovisão. Embora não seja tão alarmante quanto problemas de motor, uma câmara de retrovisão não funcional viola o Padrão [...]

A Hyundai está a enfrentar um problema tecnológico em 2024, uma vez que o fabricante de automóveis está a chamar de volta 226,118 veículos nos EUA devido a uma possível falha nos sistemas de câmaras de retrovisão. Embora não seja tão alarmante quanto problemas de motor, uma câmara de retrovisão não funcional viola o Padrão Federal de Segurança de Veículos Motorizados Número 111, que exige visibilidade adequada para os condutores.

Modelos Sob Análise

A chamada de volta afeta vários modelos populares da Hyundai em várias versões: Ler mais

 

Conselho Superior da Magistratura aprecia queixa sobre acórdão fabricado com IA

Conselho Superior da Magistratura aprecia queixa sobre acórdão fabricado com IA

Conselho Superior da Magistratura aprecia queixa sobre acórdão fabricado com IA
O Conselho Superior da Magistratura vai apreciar, esta quarta-feira, uma queixa de 12 advogados sobre o alegado uso de inteligência artificial num recente acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa. O juiz responsável pela redacção da decisão judicial, Alfredo Costa, já negou publicamente ter utilizado este tipo de ferramenta, mas não explicou até ao momento como surgiram no documento referências a legislação e a jurisprudência que nem sequer existem. Acesso pago

 

EDP alerta para aumento de tentativas de fraude usando 'dívidas' à empresa

 

A EDP Comercial registou nos últimos dois meses um aumento significativo no reporte de tentativas de fraude em que é pedido o pagamento de um valor alegadamente devido à empresa, que diz ter reforçado as medidas de segurança.

“Nos meses de outubro e novembro, a EDP Comercial registou um aumento significativo no reporte pelos clientes de tentativas de fraude, em diversas fases do processo de pagamento de faturas de energia e invocando o nome da empresa com o intuito de obter um pagamento, alegadamente devido à EDP, que não existe”, lê-se numa nota enviada à Lusa.

De acordo com os dados divulgados pela elétrica, até meio de novembro, contabilizaram-se 2.000 tentativas de fraude, quando em igual mês de 2023 tinham sido reportadas 1.700.

Por sua vez, em outubro verificaram-se mais de 3.000 tentativas de fraude, acima das cerca de 1.800 do período homólogo, ou seja, um acréscimo de 65%. Ler mais

 

Preço do pão deverá subir em 2025

 

A Associação do Comércio e da Indústria de Panificação revela que os portugueses têm vindo a ajustar as suas compras, optando por quantidades menores e produtos mais baratos devido à perda de poder de compra.

O preço do pão deverá voltar a subir no próximo ano, impulsionado pelo aumento dos custos de produção e do salário mínimo nacional, adiantou a Associação do Comércio e da Indústria de Panificação (ACIP).

"Para 2025, espera-se que o preço do pão continue a subir. Este aumento é impulsionado por vários fatores, incluindo o aumento dos custos de produção, como matérias-primas, e o aumento do salário mínimo para 870 euros no início de 2025", afirmou, em resposta à Lusa, a presidente da direção da ACIP, Deborah Barbosa, sem adiantar valores. Ler mais

 

Conversão dos Certificados de Aforro em formato digital. O que muda e o que se deve fazer?

 Desde 29 de novembro que se iniciou o processo de conversão dos Certificados de Aforro das series A, B ,C e D para formato exclusivamente digital. Mas o que é que muda para os aforradores e o que é esta nova medida? 

Esta foi uma determinação do Decreto-Lei nº 79/2024, de 30.10 que determina o fim dos certificados físicos que passam a estar apenas em conta dos respetivos titulares.

A operacionalização destas alterações será detalhada em instruções a publicar pelo IGCP (Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública), a divulgar nos vários meios de comunicação e através da rede de comercializadores (CTT, ANA, instituições financeiras ou IGCP). Ler mais

 

Crise no SNS: Menos idas às urgências até setembro, mas tempos de espera subiram

 

Os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) atenderam menos 40.685 episódios de urgência entre janeiro e setembro de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Apesar da redução na procura, o atendimento aos doentes tornou-se mais demorado, com 36% dos casos a ultrapassarem os tempos máximos previstos pela triagem de Manchester. No ano anterior, essa percentagem era de 30%, revelando uma deterioração na capacidade de resposta dos serviços.

Os dados foram divulgados pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) na última sexta-feira, após quase um ano de interrupção na atualização dos indicadores de monitorização mensal e benchmarking hospitalar no Portal do SNS. Segundo indica Xavier Barreto, presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), ao Jornal de Notícias (JN), as dificuldades na constituição de equipas podem estar na origem do agravamento dos tempos de espera. “Diria que é uma hipótese provável”, apontou o responsável. Ler mais

Campanha”Viajar sem pressa” arranca esta terça-feira e alerta condutores para o perigo dos excessos ao volante

 

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a PSP e a GNR iniciam hoje a campanha rodoviária “Viajar Sem Pressa” para alertar os condutores para os perigos dos excessos nas estradas, sobretudo de velocidade.

A campanha decorre de 3 a 9 de dezembro e está inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2024.

O objetivo da campanha é “alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade, dado que esta é uma das principais causas dos acidentes nas estradas e é responsável por cerca de 60% das infrações registadas”.

Estas entidades sublinham, a este propósito, em notas conjuntas divulgadas esta segunda-feira, que “a probabilidade de existirem vítimas mortais aumenta em função da velocidade a que circulam os veículos”. Ler mais

Direito ao Esquecimento: seguradoras impedidas de penalizar clientes com doenças curadas há pelo menos 10 anos

  Esta medida, conhecida como “Direito ao Esquecimento”, visa eliminar práticas discriminatórias no acesso a seguros e produtos financeiros...