segunda-feira, 17 de junho de 2024

Desinformação em Portugal: o que é real? O que é falso? E o desconforto com as notícias feitas por IA

 

O tipo de desinformação mais encontrada pelos portugueses é sobre política, de acordo com o relatório Reuters Digital News Report 2024, hoje divulgado, os quais elegem a transparência como critério para definição de confiança nas notícias.

O Reuters Digital News Report 2024 (Reuters DNR 2024) é o 13.º relatório anual do Reuters Institute for the Study of Journalism (RISJ) e o 10.º a contar com informação sobre Portugal. Em 2024 participaram 47 mercados de notícias, Portugal incluído.

Enquanto parceiro estratégico, o OberCom – Observatório da Comunicação colaborou com o RISJ na conceção do questionário para Portugal, bem como na análise e interpretação final dos dados.

"Em Portugal, o tema sobre o qual os respondentes dizem ter encontrado mais desinformação é a política (28%), à semelhança do que acontece também a nível global, sendo de assinalar que, apesar da maior preocupação com a desinformação, os portugueses declaram em menor grau do que os restantes respondentes deparar-se com desinformação sobre qualquer um dos tópicos explorados", lê-se no estudo. Ler mais

 

Facebook destronado por WhatsApp após nove anos a liderar como rede social

 

Chinesa TikTok destaca-se como a rede em que os utilizadores mais têm os seus pares como fontes (55%), seguida pelo Facebook (44%). 

O Facebook foi destronado pelo WhatsApp como a rede social mais utilizada em geral, depois de nove anos na liderança, de acordo com o relatório Reuters Digital News Report 2024, hoje divulgado.

Após nove anos a figurar como a rede social mais utilizada em geral, o Facebook (64%) foi destronado pela ‘app’ de mensagens WhatsApp (65%), também ela propriedade da Meta, refere o 13º relatório anual do Reuters Institute for the Study of Journalism (RISJ). Ler mais

 

A sua televisão tem um novo canal. Now chega à posição 9 a partir de hoje

 

A partir desta segunda-feira, a sua grelha de canais de televisão tem um novo nome, o canal Now, que vai estar na posição nove das plataformas Meo, NOS e Vodafone Portugal. Será um canal 24 horas, sete dias por semana, com “noticiários com muito ritmo, de 15 minutos, daquilo que é informação essencial”.

O canal Now arranca “no primeiro semestre”, adianta O presidente executivo (CEO) da Medialivre, Luís Santana, que explica a razão do nome do novo canal de informação. “É ‘News’ porque é notícias e ‘Now’ porque o ‘claim’ do canal é a notícia exata na hora certa”, diz.

Trata-se de um “canal de informação puro e duro”, vai abordar o nacional e o internacional e, neste último, terá um “foco muito específico na Europa, naquilo que são os interesses nacionais”, adianta o CEO da Medialivre. Ler mais

Imprensa Escrita - 17-6-2024





 

Direto ao Consumo - 18-6-2024

 


domingo, 16 de junho de 2024

Anacom vai criar plataforma de IA para tratar reclamações de consumidores

 
Primeiros passos do regulador das comunicações com inteligência artificial estão a ser dados na criação de uma ferramenta para gerir e medir a insatisfação. Entidade também deseja aplicar IA na gestão e monitorização de espetro e atribuição de licenças.

A inteligência artificial (IA) está a chegar às entidades reguladoras e no setor das comunicações a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) já está a dar os primeiros passos. A entidade vai criar uma plataforma de inteligência artificial para gerir e tratar reclamações e pedidos de informação dos consumidores.

AEXCIA - Plataforma de Inteligência Artificial para Análise e Gestão da Experiência dos Consumidores é o nome da ferramenta de IA que está a ser desenvolvida. “Será o suporte aplicacional do processo de tratamento de reclamações e pedidos de informação, mas também irá permitir a identificação de padrões de insatisfação de consumo e de outros padrões comportamentais de interesse analítico, designadamente nas redes sociais”, anunciou a presidente da Anacom, Sandra Maximiano, no congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), em maio. Ler mais

Preço do azeite deve cair a pique. Saiba os motivos

 

Com estas previsões de descida de preços do azeite, os consumidores poderão assistir a um alívio no orçamento familiar

Após uma longa escalada nos últimos dois anos, os consumidores de azeite podem finalmente respirar de alívio: os preços devem começar a descer significativamente a partir de setembro. Esta previsão é avançada por Víctor Roig, Diretor-Geral da Deoleo, uma das principais empresas do setor do azeite em Espanha, em declarações ao ‘elEconomista’.

Roig mostra-se confiante de que os preços do azeite tenderão a cair para níveis próximos dos praticados em 2021, situando-se entre 3 e 4 euros por litro. Esta redução surge após um período de inflação que desacelerou o consumo, mas que também revelou a resiliência do setor, com uma previsão de recuperação robusta assim que os preços se estabilizarem. Ler mais