quarta-feira, 12 de junho de 2024

Sindicato dos Enfermeiros alerta para “situação explosiva” na Linha SNS 24

 

O Sindicato dos Enfermeiros (SE) diz em comunicado que teve conhecimento do caso através de uma exposição dos enfermeiros que trabalham na linha em tempo parcial. 

O Sindicato dos Enfermeiros alertou hoje para a “situação explosiva” que se vive na Linha SNS 24, avisando que há uma “revolta crescente” dos enfermeiros que ali trabalham e muitos admitem a possibilidade de uma paralisação.

“As denúncias que nos chegam apontam para uma pressão constante para que se evitem chamadas em espera na Linha SNS 24, pois a empresa que gere a linha é alvo de multas quando tal acontece”, afirma o presidente do SE, Pedro Costa, em comunicado.

Pedro Costa diz que os enfermeiros fizeram chegar as denúncias à tutela e considera urgente “uma intervenção do Ministério, pois, no limite, é toda a linha que pode ficar paralisada”. Ler mais

 

Imprensa Escrita - 13-6-2024





 

Viva Kafka!


 

Não, a luz não vai ser cortada: suposta SMS da EDP é fraude


Alegada suspensão do serviço chega com referências multibanco para ser feito o pagamento. Olhe para o número da entidade.

Não é o primeiro método de tentativa de fraude, não

há-de ser o último.

Nos últimos dias, muitos portugueses começaram a receber mensagens no telemóvel, a avisar que o serviço de electricidade vai ser suspenso se não for pago um alegado valor em atraso.

“Caro cliente, iremos realizar no dia de hoje a suspensão da sua electricidade. Pague no Multibanco o valor em atraso para evitar a suspensão do seu serviço”. Ler mais

Viva Kafka!


A Provedoria de Justiça publicou um extenso relatório com numerosas recomendações sobre o atendimento nos serviços públicos no pós-pandemia.

A ProPública – Direito e Cidadania, uma associação privada, independente e apolítica que tem por propósito a defesa jurídica do interesse público, apresentou, em finais de Novembro de 2022, junto do Presidente da República, do primeiro-ministro e da provedora de Justiça, uma queixa contra a generalizada exigência de agendamento prévio para que um cidadão seja atendido nos serviços da administração pública. Segundo a ProPública, os meios alternativos de atendimento que se perpetuaram, após a crise pandémica, violam garantias constitucionais expressas e afectam o bem-estar geral das pessoas e comunidades, sendo certo que o interesse público deve sempre nortear a actuação da administração pública. Na altura, dei notícia desta iniciativa cívica e afirmei a minha expectativa numa rápida acção dos destinatários desta queixa e na reposição de um relacionamento minimamente normal entre o Estado e os cidadãos. Acesso pago

Consumidores idosos e hipervulnerabilidade

 


Um inquérito promovido no seio de  21 dos 27 Estados-Membros da União Europeia, em plena emergência de saúde pública, revelou que na sequência da crise desencadeada pela Covid -19, 6 em cada 10 consumidores se viram a braços com dificuldades financeiras de tomo  susceptíveis de  os precipitar em situações de excessivo endividamento.

Em Portugal, no período imeditamente anterior,  os cidadãos esmagados entre os limiares da miséria e da pobreza atingiam cerca de 2,5 milhões de almas.

Com índices  inexcusáveis: 18% de menores de idade e 19% de maiores de 65 anos…

A Caritas Portuguesa, em relatório que a lume veio em 2024, entendeu corrigir os números oficiais considerando que os índices de miséria e de pobtreza excedem significativamente os números oficiais. Ler mais

Economia de A a Z com António Félix

 


No programa de hoje, António Felix volta a falar de economia e a explicar alguns dos setores que compõem este mundo. Hoje: Mercados Acionistas. Ouvir

Apps? Bancos terão de informar regulador das comissões nas transferências

  Os bancos vão ter de passar a informar o Banco de Portugal das comissões que cobram nas transferências através de aplicações de pagament...