quarta-feira, 5 de junho de 2024
Reembolso? Cuidado, Autoridade Tributária alerta para email fraudulento
As mensagens "são falsas e devem ser ignoradas", vinca a AT, salientando que o objetivo destas "é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos".
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) emitiu, na terça-feira, dia 4, um alerta para um email fraudulento que estará a ser enviado a contribuintes, com o intuito de os fazer aceder a "páginas maliciosas".
"A Autoridade Tributária e Aduaneira tem conhecimento de que alguns contribuintes estão a receber mensagens
de correio eletrónico supostamente provenientes da AT, referentes um
eventual reembolso, nas quais é pedido que se carregue num link", começa por adiantar a entidade no comunicado. Ler mais
A notícia da morte do numerário é naturalmente exagerada!
Em sessão largamente concorrida, o Banco de Portugal apresentou, a 28 de Maio pretérito, o estudo “Custos sociais dos instrumentos de pagamento de retalho em Portugal”, na sua 5.ª edição.
O problema está em saber se o digital está a suplantar o numerário e tende de todo a substituí-lo como imperativo dos novos tempos vestidos de distintas roupagens como as submetidas às coordenadas da Sociedade Digital ou se, pelo contrário, o numerário resiste.
Uma primeira observação: há um salto no tempo, que a periodicidade
regular do relatório não preenche; os dados comparativos são-no de 2017,
que não de 2019 (ano completo) que foi o último ano normal. Já que
houve depois o surto pandémico, obrigando a pronunciadas restrições de
”ir e vir”, de circular, de andar por aí, compulsoriamente “encafuados
em casa”, como que em jeito de prisão domiciliária. Ler mais
Mário Frota: “Um torpe ‘chamariz’, não se benzem… mas partem o ‘nariz’!”
CONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR
De uma consumidora de Santa Iria da Azóia:
“Comprei uma televisão recentemente numa loja aqui no bairro. Pedi que a entregassem, e que o fariam de forma gratuita. No entanto, foi cobrada a entrega na mesma factura onde consta a compra da TV. Na loja havia uma placa grande com os dizeres “entregas grátis”… O que é certo é que paguei a mais cerca de 40 euros. Já reclamei. E, em resposta, disseram-me simplesmente que é política da casa.”
Ante a factualidade, cumpre dizer o que se nos oferece:
- Das condições gerais consta, ao que se diz, a menção: “Entregas Grátis”; tal cláusula, transposta para os contratos singulares, ainda que meramente consensuais, como é o caso, vincula, obriga ambos os contraentes, empresa e consumidor [DL 446/85: 2.º].
2.Há patente contradição quando os responsáveis pela empresa se
justificam, ante a reclamação que se presume haver sido deduzida
verbalmente, dizendo: “é política da casa cobrar um dado montante pela
entrega”, quando a anunciam expressamente como gratuita. Tratar-se-á, ao
que parece, de um chamariz para, depois, se aplicar um encargo
suplementar pelo transporte, agravando-se o preço. Ler mais
Famílias numerosas: A que apoios têm direito?
Se tem mais de dois filhos, pode ter direito a apoios e benefícios para aliviar as suas despesas mensais.
Em Portugal, existe um conjunto de apoios que se destinam a famílias numerosas. No entanto, este conceito familiar, pode levantar algumas dúvidas.
Conheça, neste artigo, as principais medidas em vigor que podem ajudar a melhorar a saúde financeira do seu agregado familiar.
Majoração do abono de família
As famílias com duas ou mais crianças, até três anos de idade, que recebam abono de família têm direito a uma majoração desse apoio.
O valor
dessa majoração varia consoante o número de crianças, aplicando-se
apenas a agregados familiares integrados até ao 4.º escalão de
rendimentos. Ler mais
Água: Funchal avança com projeto piloto para instalação de contadores inteligentes
“A interação informática destes dados com os resultantes do projeto de Controlo de Fugas, em curso, permite fazer balanços hídricos em tempo “real” e, consequentemente, garante um controlo muito mais assertivo sobre a rede de distribuição de água”, salientou a Câmara do Funchal.
A Câmara do Funchal está a implementar um projeto piloto de Telemetria Doméstica na zona da Ribeira Grande, em Santo António, num investimento de cerca de 110 mil euros, para a instalação dos chamados “contadores inteligentes” que contabilizam os consumos de água.
Através desta tecnologia, referiu a autarquia, pode fazer-se a contabilização dos consumos dos consumidores, dados esses que são recebidos remotamente, de forma diária.
“A interação informática destes dados com os resultantes do projeto de Controlo de Fugas, em curso, permite fazer balanços hídricos em tempo “real” e, consequentemente, garante um controlo muito mais assertivo sobre a rede de distribuição de água”, salientou o município.
A Câmara do Funchal, referindo-se à faturação, diz que a telemetria simplifica todo o processo porque “permite leituras efetivas e reais nas datas predefinidas, pondo termo às médias de consumo” para faturação.
“Assim sendo, possibilita uma faturação mais célere e diminui o risco de perda de faturação por avaria nos equipamentos. Para os consumidores, a telemetria doméstica permite melhorar a qualidade do serviço prestado, quer pela eliminação da faturação por estimativa, quer pela deteção precoce de fugas de água prediais”, acrescentou a autarquia.
REVISTA LUSO-BRASILEIRA DE DIREITO DO CONSUMO
EDITORIAL Deus quer, o homem sonha, a obra nasce. Deus quis que a terra fosse toda uma, Que o mar unisse, já não separasse. Sag...
-
Des pizzas surgelées de la marque Buitoni sont dans le viseur des autorités après l’hospitalisation d’enfants pour des maladies rénales gr...
-
Le moteur de recherche avait été condamné à 4,3 milliards d'euros d'amende pour abus de position dominante de son système d'e...