segunda-feira, 27 de março de 2023

Dieta da moda pode estar associada a maior risco de doenças cardíacas


 A dieta cetogénica (ou Keto), com baixo teor de hidratos de carbono e alto teor de gorduras, pode estar associada a níveis mais elevados de “mau” colesterol e ao dobro do risco de problemas cardiovasculares, como artérias bloqueadas, ataques cardíacos e AVC, de acordo com uma nova pesquisa.

“O nosso estudo descobriu que o consumo regular de uma dieta com baixo teor de hidratos de carbono e alto teor de gordura estava associado ao aumento dos níveis de colesterol LDL – ou “mau” colesterol – e a um maior risco de doenças cardíacas”, disse a principal autora do estudo, Iulia Iatan, da Clínica de Prevenção do Programa Coração Saudável, do Hospital St. Paul, e do Centro de Inovação Heart Lung da University of British Columbia, em Vancouver, Canadá, em comunicado. Ler mais

Diretora do FMI foi a Pequim deixar aviso: mundo partido é “uma divisão perigosa" e os riscos financeiros "aumentaram"

 A criação de esferas de influência económica seria “uma divisão perigosa que irá tornar todos mais pobres e com menos segurança”, disse Kristalina Georgieva em Pequim. O mundo lida com uma incerteza “excecionalmente alta” e “os riscos à estabilidade financeira aumentaram"

Numa conferência em Pequim, capital da China, a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, alertou este domingo, 26 de março, uma plateia de responsáveis políticos e económicos que a divisão do mundo em esferas de influência é um fator de empobrecimento e de insegurança para as populações globais. Ler mais

Viajar está mais caro, mas procura dos portugueses cresce 50% acima do pré-pandemia

 

Preços mais elevados das viagens e aumento do custo de vida não travam apetite dos portugueses por viajar. A procura para a Páscoa está ao nível de 2019 e as reservas para o verão superam já em 50% o ano pré-pandemia, garantem as agências de viagem. Mercado interno está a apostar em destinos mais caros no estrangeiro e estadas mais longas.

Os preços continuam a subir e viajar está mais caro, mas isso não parece impedir os portugueses de fazer as malas e entrar num avião. São as agências de viagem que atestam a tendência justificada pelo aumento crescente das reservas, tanto na Páscoa como para o verão - para os meses de calor as reservas estão 50% acima de 2019. A escalada da inflação fez aumentar a fatura a pagar por um hotel ou por um bilhete de avião, mas o apetite do mercado nacional continua aguçado. "A vontade dos portugueses em viajar está bem viva, sendo as viagens vistas como um bem essencial. Notamos isso com a procura e com a antecipação das reservas", explica o diretor operacional da Bestravel, Ricardo Teles. O responsável da rede de agências de viagem adianta que o "interesse por férias na altura da Páscoa está a correr muito bem" com a procura a atingir os mesmos números de 2019. Ler mais

Sinistralidade rodoviária. Autoridades iniciam campanha na 2.ª-feira

 Saiba onde os responsáveis pela campanha 'Ao volante, o telemóvel pode esperar' vão andar. Ações de sensibilização vão decorrer ao mesmo tempo que operações de fiscalização, um pouco por todo o país.

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) iniciam, na segunda-feira, uma campanha de sensibilização para quem anda na estrada. A iniciativa está prevista durar quatro dias, até quinta-feira.

De acordo com um comunicado enviado pela GNR ao Notícias ao Minuto,  a Campanha de Segurança Rodoviária 'Ao volante, o telemóvel pode esperar' tem "como objetivo alertar os condutores para as consequências negativas e mesmo fatais do uso indevido do telemóvel durante a condução".

A 50 km/h, olhar para o telemóvel durante 3 segundos é o mesmo que conduzir uma distância de 42 metros com os olhos vendados, o equivalente a uma fila de 10 carros. Ler mais

 

Preço do leite subiu 120% em ano e meio e descida não está à vista

 

Produtores, indústria e distribuição dizem não ter lucros excessivos. Portugal contraria países europeus.

O preço do leite mais do que duplicou em ano e meio. As marcas brancas estão a ser vendidas, agora, a 86 cêntimos e as restantes acima dos 90. Portugal deixou de ser o país da Europa que paga pior à produção, mas, no percurso até ao consumidor, a margem de "lucro" quase triplicou. Indústria e distribuição garantem não estar a lucrar três vezes mais. Os produtores não veem margem para descidas, mas, na Europa dos 27, Portugal é um dos cinco estados onde o preço ainda não caiu.

Em ano e meio, o preço pago à produção em Portugal Continental subiu dos 29 para os 59 cêntimos. Ainda assim, o país fechou o ano passado com uma queda de 4% na produção de leite e menos quase 200 produtores. Este ano, a queda mantém-se: em fevereiro, face ao período homólogo de 2022, há menos 300 produtores (menos 8%) e menos cinco milhões de litros de leite entregues (menos 2%). Acesso pago

Bomba’ da Galp em Braga começava nos 80 cêntimos e a do Intermarché Guimarães não reduzia imposto

 

Consumidores colocaram gasolineiras em tribunal 

Duas das sete gasolineiras que estão a braços com ações populares nos tribunais portugueses estão no Minho, e logo em zonas de grande afluência da população, como são o caso das cidades de Braga e de Guimarães. Ambas são acusadas de crimes de especulação, recaindo ainda a suspeita de falsificação de notação técnica no posto de combustível de Braga.

Duas das sete gasolineiras que estão a braços com ações populares nos tribunais portugueses estão no Minho, e logo em zonas de grande afluência da população, como são o caso das cidades de Braga e de Guimarães. Ambas são acusadas de crimes de especulação, recaindo ainda a suspeita de falsificação de notação técnica no posto de combustível de Braga. Ler mais

 

 

Gasolineiras arriscam pagar mil milhões a clientes lesados

 

Crimes incluem contadores com vício, desvio do ISP e publicidade enganosa.

Alguns revendedores das principais gasolineiras a atuar em Portugal arriscam-se a ter de pagar cerca de mil milhões de euros devido a infrações várias que lesaram milhares de consumidores. Sete ações populares levadas a tribunal pela associação Citizens"Voice procuram ressarcir lesados por especulação com preços, falsificação do contador quando é levantada a pistola na bomba e publicidade enganosa.

Segundo Rui Ferrás, advogado que representa a Citizens"Voice, uma associação de defesa do consumidor, nas ações populares, as empresas visadas são os comercializadores em concreto (quem explora o posto) e não insígnias como a Galp ou a BP e, no segmento low-cost, a Intermarché e a Prio. A única exceção é a Alves Bandeira, marca que explora diretamente o posto em Santa Maria da Feira, visado pela ação popular. Acesso pago

Sabe o que é “economia de fuga”? Esta pode ser a oportunidade das marcas para atraírem consumidores

  Sabia que 91% das pessoas globalmente buscam formas de escapar da rotina diária? Esta é uma das principais conclusões do estudo global “...