quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Mais de metade dos jovens portugueses bebem álcool de forma rápida e excessiva

Mais de metade (51%) dos jovens participantes num inquérito nacional admitiram ter consumido álcool de forma rápida e excessiva (‘binge’) no último ano, 36% embriagaram-se severamente e quase um quarto utilizou drogas ilícitas, particularmente a canábis.

Os dados do estudo realizado em 2023 e intitulado “Comportamentos Aditivos aos 18 anos”, promovido e divulgado esta terça-feira pelo Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD), tem como base o inquérito nacional aos jovens de 18 anos participantes no Dia da Defesa Nacional, realizado anualmente desde 2015, com uma interrupção em 2020, devido à pandemia de covid-19.

Os resultados do estudo revelam uma elevada prevalência do consumo de bebidas alcoólicas, com prevalência ao longo da vida na ordem dos 81% e, nos últimos 12 meses, na ordem do 78%.

Também o tabaco tem uma elevada prevalência, com 48% dos jovens a assumirem o seu consumo ao longo da vida e 41% nos últimos 12 meses. Ler mais

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

“Deveríamos apostar no cuidado psicológico do doente com cancro e também das famílias”

  A 17 de novembro, assinala-se o Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata. Liliana Violante, Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa d...