quinta-feira, 23 de março de 2023

Portugal teve o maior aumento de preços das telecomunicações da UE

 

Em fevereiro último, os preços praticados no setor, medidos através do respetivo grupo do Índice de Preços do Consumidor (IPC), aumentaram 4,8% face a janeiro. É o maior aumento mensal verificado nos últimos 27 anos.

Considerando apenas os aumentos ocorridos em 2023 (janeiro e fevereiro), Portugal registou o maior aumento de preços das telecomunicações da União Europeia (UE). Em média, nos últimos doze meses, os tarifários em Portugal aumentaram 1,7%, enquanto na UE subiram apenas 0,1%. Portugal registou a 10.ª variação de preços mais elevada entre os países da UE. O país onde ocorreu o maior aumento de preços foi a Polónia (+4,9%) enquanto a maior diminuição ocorreu nos Países Baixos (-3,9%). Ler mais

Preço das telecomunicações subiu 4,8% em fevereiro, o maior aumento mensal em 27 anos

 

É preciso recuar quase três décadas, a janeiro de 1996, para encontrar um aumento de preço tão significativo nas telecomunicações, avança a Anacom. Acumulado, o aumento de janeiro e fevereiro é o maior da União Europeia

As contas são do regulador das comunicações, e mostram que em fevereiro os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 4,8%, o que faz com que a subida acumulada dos preços nos dois primeiros meses do ano, seja a maior da União Europeia (UE), na ordem dos 5,1%. Estudo citado pela Anacom, feito em 2023, afirma que Portugal tem e a segunda Internet móvel mais cara da UE. Ler mais

Medidas do Governo "vêm tarde", diz presidente da dona do Pingo Doce

 O presidente e administrador-delegado da Jerónimo Martins considerou hoje que "vem tarde" a intenção de medidas do primeiro-ministro, numa altura em que vai haver um "certo alívio da inflação", talvez até para "custar menos".

Pedro Soares dos Santos falava em Lisboa na conferência de imprensa sobre os resultados do grupo Jerónimo Martins em 2022.

Questionado sobre as declarações do primeiro-ministro, António Costa, na quinta-feira, o responsável disse que primeiro é preciso ver concretamente de que se trata e que qualquer negociação neste âmbito é feita em sede da APED - Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição.

Na quinta-feira, o primeiro-ministro anunciou que o seu Governo vai trabalhar com os agentes da cadeia alimentar para garantir uma redução do preço dos bens alimentares, admitindo baixar o IVA. Ler mais

 

Direito à Reparação: Comissão introduz novos direitos dos consumidores para garantir reparações fáceis e atractivas

 


A Comissão Europeia adoptou hoje uma nova proposta de regras comuns que promovem a reparação dos produtos, o que resultará em poupanças para os consumidores e apoiará os objectivos do Pacto Ecológico Europeu, nomeadamente através da redução dos resíduos.

Nas últimas décadas, tem vindo a primar a substituição em detrimento da reparação quando os produtos avariam, faltando incentivos suficientes para os consumidores mandarem reparar os produtos uma vez expirada a garantia legal.

A proposta tornará a reparação mais fácil e rendível para os consumidores do que a substituição dos produtos. Além disso, o aumento da procura traduzir-se-á num estímulo ao sector da reparação, incentivando simultaneamente produtores e vendedores a desenvolverem modelos de negócio mais sustentáveis.

A proposta hoje apresentada assegurará que sejam reparados mais produtos no período de garantia legal e que os consumidores tenham opções mais fáceis e mais baratas para reparar produtos tecnicamente reparáveis (como aspiradores ou, em breve, tabletes e telemóveis inteligentes) quando a garantia legal tiver expirado ou quando o produto deixe de funcionar devido ao desgaste.

Novas medidas para promover e facilitar a reparação e a reutilização

A proposta introduz um novo «direito à reparação» para os consumidores, tanto dentro como fora do período de garantia legal.

Durante o período de garantia legal, os vendedores serão obrigados a oferecer reparação, excepto quando esta for mais cara do que a substituição.

Fora do período de garantia legal, os consumidores disporão de um novo conjunto de direitos e instrumentos para tornar a «reparação» uma opção fácil e acessível:

O direito de reclamarem aos produtores a reparação dos produtos tecnicamente reparáveis por força da legislação da UE, como uma máquina de lavar roupa ou uma televisão. Deste modo, os consumidores terão sempre alguém a quem recorrer quando optarem pela reparação dos produtos e os produtores serão incentivados a desenvolver modelos de negócio mais sustentáveis.

A obrigação de os produtores informarem os consumidores sobre os produtos que são obrigados a reparar.

Uma plataforma electrónica dedicada à reparação para pôr em contacto os consumidores com as oficinas de reparação e os vendedores de produtos renovados na sua região: a plataforma permitirá a realização de pesquisas por localização e normas de qualidade, ajudando os consumidores a encontrar ofertas atraentes e aumentando a visibilidade das oficinas de reparação.

Um formulário europeu de informação sobre as reparações que os consumidores poderão solicitar a qualquer oficina de reparação, assegurando a transparência das condições e do preço das reparações e facilitando a comparação das ofertas de reparação.

Será desenvolvida uma norma europeia de qualidade para os serviços de reparação, a fim de ajudar os consumidores a identificar as oficinas de reparação que se comprometem a oferecer uma melhor qualidade. Esta norma de «reparação fácil» estará aberta a todas as oficinas de reparação de toda a UE dispostas a comprometer-se com normas mínimas de qualidade, por exemplo, com base na duração ou na disponibilidade dos produtos.

COMISSÃO EUROPEIA – NOTÍCIAS DO DIA – 22 de Março de 2023

 


COMISSÃO EUROPEIA – NOTÍCIAS DO DIA –                22 de Março de 2023

AGENDA DA COMISSÃO EUROPEIA

Quarta-feira, 22 de Março


Após a reunião do Colégio de Comissários
resumo oral da reunião/conferência de imprensa dos comissários Reynders e Sinkevičius sobre medidas contra alegações ambientais enganosas e sobre o direito à reparação. Disponível no canal EbS

Quinta-feira, 23 de Março


Informa-se que não haverá conferência de imprensa diária da Comissão Europeia em virtude da realização da reunião do Conselho Europeu

NOTÍCIAS DO DIA

Direito à reparação: Comissão introduz novos direitos dos consumidores para garantir reparações fáceis e atrativas
A Comissão Europeia adotou hoje uma nova proposta de regras comuns que promovem a reparação dos produtos, o que resultará em poupanças para os consumidores e apoiará os objetivos do Pacto Ecológico Europeu, nomeadamente através da redução dos resíduos. Nas últimas décadas, tem vindo a primar a substituição em detrimento da reparação quando os produtos avariam, faltando incentivos suficientes para os consumidores mandarem reparar os produtos uma vez expirada a garantia legal. A proposta tornará a reparação mais fácil e rentável para os consumidores do que a substituição dos produtos. Além disso, o aumento da procura traduzir-se-á num estímulo ao setor da reparação, incentivando simultaneamente produtores e vendedores a desenvolverem modelos de negócio mais sustentáveis. A proposta hoje apresentada assegurará que sejam reparados mais produtos no período de garantia legal e que os consumidores tenham opções mais fáceis e mais baratas para reparar produtos tecnicamente reparáveis (como aspiradores ou, em breve, tabletes e telemóveis inteligentes) quando a garantia legal tiver caducado ou quando o produto deixe de funcionar devido ao desgaste. Mais informações no comunicado de imprensa.

Proteção dos consumidores: facilitar as escolhas sustentáveis e acabar com o branqueamento ecológico
A Comissão propõe hoje critérios comuns contra o branqueamento ecológico e as alegações ambientais enganosas. Graças à proposta apresentada hoje, os consumidores beneficiarão de maior clareza, de melhores garantias de que um produto ou serviço vendido como ecológico é realmente ecológico e de informações de melhor qualidade, que lhes permitirão fazer escolhas respeitadoras do ambiente. Quanto às empresas, as que fazem um verdadeiro esforço para melhorar a sustentabilidade dos seus produtos passarão a ser mais facilmente reconhecidas e recompensadas pelos consumidores, o que lhes permitirá aumentar as suas vendas em vez de ter de enfrentar uma concorrência desleal. A proposta contribuirá, por conseguinte, para criar condições de concorrência equitativas no que respeita às informações sobre o desempenho ambiental dos produtos. Mais informações no comunicado de imprensa.

Educação em situações de emergência: UE e UNICEF apelam a mais empenho no investimento numa educação segura e de qualidade para as crianças


Num momento em que se assiste a níveis crescentes de pessoas deslocadas e em que conflitos prolongados estão a ter um grande impacto nas crianças e nos jovens em todo o mundo, estima-se que 222 milhões de crianças e adolescentes em idade escolar necessitam de apoio educativo. Este número inclui 78 milhões que não frequentam a escola. Atendendo a este cenário, a Comissão Europeia e a UNICEF apelam a um reforço do empenho coletivo e a um aumento do financiamnto público para ajudar as crianças em contextos humanitários frágeis a acederem à educação. A UE pretende disponibilizar 158 milhões de euros para projetos de educação em situações de emergência a nível mundial em 2023. Mais informações no pode ser consultado comunicado de imprensa.

O IVA a zeros em Espanha comtempla o essencial. Có a nossa forma tacanha não vinga em Portugal


 

Imprensa Escrita - 23-3-2023





 

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