sexta-feira, 24 de junho de 2022

Ucrânia: EUA e Alemanha pedem à Rússia para não bloquear trigo

 A ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha e o seu homólogo dos Estados Unidos pediram hoje à Rússia que permita a saída de trigo dos portos ucranianos, acusando Moscovo de criar uma crise alimentar.

claro que não vamos virar as costas aos muitos países do mundo que estão ameaçados pela fome como resultado da guerra" na Ucrânia, disse Annalena Baerbock ao lado de Anthony Blinken, que participa numa conferência internacional em Berlim sobre as repercussões da invasão russa no abastecimento de alimentos.

O secretário de Estado norte-americano referiu, por seu turno, que irá procurar uma solução diplomática para a questão alimentar, garantindo que continuará, ao mesmo tempo, a fazer pressão sobre a Rússia. Ler mais

L'inflation devrait accélérer encore jusqu'à atteindre 6,8% à la fin de l'année, selon l'Insee

 

Cette flambée des prix devrait peser sur pouvoir d'achat des Français dont le recul est estimé à 1% en 2022.

Contrairement aux scrutins présidentiels précédents, la réélection d'Emmanuel Macron à l'Élysée n'a cette fois pas permis de donner un regain de confiance des ménages qui reste «affaiblie», constate l'Insee, qui a publie ses prévisions pour l'année 2022 ce vendredi. Face au choc de la guerre en Ukraine après deux années de crise du coronavirus, qui pèse déjà sur l'économie tricolore, le tableau est en effet sombre, avec une croissance estimée à seulement 2,3% cette année. Certes, les économistes écartent désormais tout risque de récession. Mais, «ce rythme est en deçà de ce qu'on aurait dû attendre dans une phase de reprise», constate ainsi Julien Pouget, chef du département de la conjoncture à l'Insee. Ler mais

E se a máquina for de ‘rasgar’, em vez de ser de lavar…


E se em vez de lavar

A função for de rasgar

É já de empandeirar

Com os danos a ‘arbitrar’…

 

“Comprei  num estabelecimento de electrodomésticos, a 23 de Abril de 21,  uma máquina de lavar da marca Whirpool. A máquina começou desde logo a rasgar roupa fina, umas calças de pijama, t shirts, 1 par de calções, etc. Reclamação imediata. A 21 de Outubro substituíram-lhe o tambor. Nem assim deixou de rasgar a roupa. Um extenso e longo  rosário continuou [como se pode seguir no anexo…]…

A marca entendeu substituir a máquina só a 10 de Março deste ano.  A nova máquina continuou, por estranho que pareça, a rasgar a roupa.

Pedi a devolução do dinheiro.

A marca diz agora que não pode fazer mais nada. E não aceita a devolução da nova máquina nem a restituição do dinheiro.

Terei de me conformar com uma ‘máquina de rasgar’ quando o que queria era uma ‘máquina de lavar’?”

 

1.         Rege ainda, neste particular, a Lei Antiga das Garantias dos bens de Consumo de 08 de Abril de 2003.

2.         Nos seus termos, sem obediência a qualquer escalamento, a qualquer hierarquia, o consumidor poderia lançar mão de um dos remédios consentidos:

2.1. reparação

2.2. substituição (ou troca)

2.3. redução adequada do preço

2.4. termo do contrato com a devolução da coisa e a restituição do preço pago

3.         Para além da substituição do tambor, em termos de reparação, ante a persistência da não conformidade, a própria marca, contactada pela consumidora, substituiu a máquina.

4.         Subsiste a não conformidade com a máquina, entretanto, substituída.

5.         A partir da data da substituição, a nova máquina beneficia de uma  garantia autónoma.

6.         Porque, embora a substituição se houvesse operado em Março de 22, já após a entrada em vigor da Nova Lei, o facto é que a máquina de substituição não goza da garantia de 3 anos, que é a actual, mas a de 2 anos, ou seja, a da lei sob cujo império a compra e venda primeira se fez.

7.         Porque a situação subsiste, desde que denuncie a não conformidade em 60 dias (e fê-lo de imediato), terá 2 anos para o exercício do direito: só que a máquina de utilização diária não pode ficar à mercê de tamanhos compassos de espera.

8.         A companhia [a Whirpool] diz que nada mais pode fazer: e é verdade!

8.1. A Marca não celebrou o contrato com a consumidora.

8.2. O expediente tendente a pôr termo ao contrato tem de processar-se em relação à firma em que comprou a máquina.

9.         A consumidora tem, pois, de pôr termo ao contrato perante o vendedor: porque com ele contratou.

10.       Daí que lhe cumpra emitir declaração formal de resolução, a saber, de que  [não podendo fazê-lo perante o fabricante [DL 67/2003: n.º 1 do artigo 6.º], pretende pôr termo ao contrato, com efeitos imediatos [DL 67/2003: n.ºs 4 e 5 do artigo 4.º], exigindo a imediata recolha da máquina e a restituição do preço pago, sem detença.

11. Terá, concomitantemente, de formular ainda os seguintes pedidos:

11.1. Indemnização pelos estragos que ambas as máquinas causaram nas peças de roupa referenciadas (e que são do conhecimento do fornecedor e da marca): Lei das Garantias dos Bens de Consumo (DL 67/2003, de 8 de Abril e Lei de Defesa do Consumidor: n.º 1 do artigo 12)

11.2. Indemnização pelo tempo em que esteve privada do uso das máquinas, para cima de dois meses (Lei de Defesa do Consumidor – Lei 24/96, de 31 de Julho: n.º 1 do artigo 12, como se tem por elementar), a ser arbitrada mediante apresentação dos documentos  dos encargos que tal acarretou pelo recurso a lavandarias exteriores e das despesas suplementares a propósito havidas.

11.3. Indemnização pelos danos morais ocasionados e, como se diz no Brasil, pelo desvio do tempo produtivo do consumidor, que andou de Herodes para Pilatos na circunstância… a fim de tentar resolver a situação, em vão, pelos vistos.

12.       Se houver resistência, há que recorrer ao Tribunal Arbitral de Conflitos de Consumo territorialmente competente, requerendo, a um tempo, as indemnizações a que se alude [pelos prejuízos materiais causados] como pelos danos morais decorrentes de uma situação que afecta – e muito – qualquer dona de casa na sua condição.

Em suma:

1.º A tendo sido substituída a máquina de lavar em razão da sua não conformidade com o contrato e porque a situação subsiste com a nova máquina, terá de pôr termo ao contrato.

2.º Não poderá fazê-lo perante o fabricante (a marca): terá de fazê-lo perante a firma com que contratou.

3.º Dado o rol de prejuízos sofridos, terá de requerer uma indemnização pelas peças rasgadas, outra pela privação do uso da coisa e pelas despesas daí resultantes, e ainda pelos danos morais causados e pelo ror de tempo que despendeu a tratar do caso.

4.º A firma deve proceder à recolha da máquina em razão da extinção do  contrato por incumprimento, de harmonia com o artigo 4.º do DL 67/2003, de 08 de Abril e, consequentemente, nos termos do artigo 290 do Código Civil, deve restituir o montante do preço satisfeito a pronto no acto da compra e venda, para além dos mais valores requeridos.

 

Mário Frota

apDC – DIREITO DO CONSUMO - Portugal

Quando a máquina de lavar...

Greve na Ryanair entre sexta-feira e domingo não tem serviços mínimos

 Sindicato revelou que não foi proferido qualquer despacho ministerial a fixar a realização de serviços mínimos para sexta, sábado e domingo, dias de paralisação para todos os voos da Ryanair.

A greve dos tripulantes da Ryanair, marcada para sexta-feira, sábado e domingo, não teve serviços mínimos fixados pelo Governo, mas o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) assegura que as “necessidades impreteríveis” estarão asseguradas.

A estrutura sindical, que convocou a paralisação, adiantou, num comunicado interno enviado aos associados, a que a Lusa teve acesso, que “não foi proferido qualquer despacho ministerial a fixar a realização de serviços mínimos, sendo certo que por força do disposto nos artigos 534.º, n.º 3 e 537.º do Código do Trabalho, é entendimento do SNPVAC, em harmonia aliás, com o que vem acontecendo sempre que há uma greve decretada no setor dos transportes aéreos, que o conceito de necessidades impreteríveis apenas se confina às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, por razões de coesão nacional e isolamento das populações para quem é essencial este meio de transporte”. Ler mais

 

Our food security is on shaky ground. The G7 must put that right

 

The G7 leaders meeting in Germany this weekend must start to put the world food system on a more resilient footing, writes Olivier De Schutter.

Olivier De Schutter is co-chair of IPES-Food, the International Panel of Experts on Sustainable Food Systems, and UN Special Rapporteur on extreme poverty and human rights.

The food crisis, sparked by the war on Ukraine, is making daily headlines. With around 20 million tonnes of grain stuck inside Ukraine, unrest erupting in countries from Indonesia to Iran, and hunger now predicted to affect 867 million people this year, the G7 meeting this weekend is under pressure to find a solution. Our leaders must get to work to relieve hunger urgently and build a more resilient food system for the long term. (...)

Covid-19. Cientistas descobrem forma de prever gravidade da infeção

 

A novidade chega do Brasil. 

Um grupo de investigadores do Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo, no Brasil, identificou um método com potencial para prever a gravidade da infecção por Covid-19 nos doentes, a partir da análise do plasma sanguíneo. Segundo o estudo, publicado na revista científica Journal of Proteome Research, os cientistas defendem que o sistema pode servir como ferramenta de triagem no atendimento das pessoas e ser utilizado para evitar a evolução da doença. 

Os doentes infetados pela doença tiveram variações na concentração de seis substâncias encontradas no sangue, designadas de metabólitos, sendo elas glicerol, acetato, 3-aminoisobutirato, formato, glucuronato e lactato. As análises revelaram que, quanto maior o desequilíbrio na quantidade dessas substâncias no início da infecção, mais graves eram os quadros de doença. Ler mais

 

Isto é o Povo a Falar

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