sábado, 30 de abril de 2022

SOCIEDADE DIGITAL

Produção nacional representa 50% a 90% nos supermercados em Portugal

 A produção nacional representa entre 50% e 90% no total dos produtos disponibilizados nos principais supermercados a operar em Portugal, consoante a categoria, e os consumidores optam por estes alimentos, embora o valor pese na escolha final.

"O apoio à produção nacional é estrutural para o Lidl Portugal, assim como a garantia de um trabalho de proximidade com os seus fornecedores e produtores nacionais, privilegiando parcerias de longo prazo. Nesse sentido, em 2021, mais de metade dos artigos comprados pelo Lidl Portugal (cerca de 56%) foram a fornecedores nacionais, valor semelhante ao do ano anterior", afirmou fonte oficial deste supermercado, em resposta à Lusa.

No que se refere à escolha dos consumidores, o Lidl notou que se verifica uma maior preocupação com a sustentabilidade, o que leva ao aumento da procura pelos produtos nacionais, uma vez que apresentam "maior frescura, menor tempo de deslocação e usufruto dos artigos da época".

O Lidl Portugal precisou ainda que, em 2021, 60% das vendas foram provenientes de fornecedores nacionais, acrescentando que o compromisso de apoiar os produtores nacionais "ganha ainda maior relevância" no futuro. Ler mais

 

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Moeda de 7,5 euros entra em circulação dia 5 de maio – CNN

 Moeda especial é dedicada aos 500 anos da primeira viagem marítima à volta do mundo, protagonizada pelo navegador Fernão de Magalhães

Se para ter 7,5 euros o mais comum é ter de combinar uma nota de cinco com outras moedas, saiba que é possível ter esse mesmo valor numa única moeda. Ainda assim, será pouco provável que a use para pagar algo.

É o caso da moeda “Conclusão 1522”, em liga de prata, com o valor de 7,5 euros. O Banco de Portugal anunciou que a nova moeda irá entrar em circulação a 5 de maio. Trata-se de uma moeda de coleção para assinalar os 500 anos da viagem de circum-navegação (isto é, à volta do mundo) de Fernão de Magalhães. Ler mais

Inteligência artificial e publicidade dirigida a crianças e adolescentes

 

Resumo

O artigo aborda a ilegalidade da publicidade dirigida a crianças com menos de 12 anos em todos os formatos de comunicação, inclusive quando se vale do uso das novas tecnologias da informação e comunicação e for originada de dados derivados do uso de Inteligência Artificial e coleta de dados massificada, bem como a ilegalidade da publicidade dirigida a crianças e adolescentes de 0 a 18 anos,  quando for originada do perfilamento realizado por meio de massiva coleta de dados pessoais destes indivíduos por meio de sistemas de Inteligência Artificial. 

O texto tem fundamento na interpretação do ordenamento jurídico brasileiro, na imprescindibilidade da centralidade do ser humano e no uso ético da Inteligência Artificial, bem como na própria autopoiese do sistema do Direito. Ler mais

Direitos da Criança no Ambiente Digital: Instituto Alana e MPSP lançam publicação e promovem debate sobre direitos infantis na Internet

Contribuir para o entendimento e a aplicação do Comentário Geral N.25 do Comitê dos Direitos da Criança ONU à luz das normas e do contexto brasileiros foi o objetivo do webinar Direitos da Criança no Ambiente Digital, promovido nesta terça-feira, 12 de abril, pelo Instituto Alana em parceria com o Ministério Público de São Paulo (MPSP) e a Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (ESMP).

 Foi lançado, ainda, o “Comentário Geral Nº 25 sobre os direitos das crianças em relação ao ambiente digital: Versão comentada“. Ler mais

Couvert...

Kellogg's processa o governo britânico por restrições nos produtos. Quer que leite seja incluído no valor nutricional

 
A Kellogg's avançou um processo contra o Departamento de Saúde do Reino Unido. Em causa está lei que impedirá cereais de estarem em lugares de destaque nos supermercados.

A empresa Kellogg’s avançou com um processo legal contra o governo britânico por causa de uma nova lei, a entrar em vigor em Outubro, que impede produtos pouco saudáveis de serem exibidos com destaque nos supermercados.

Dona de marcas de cereais como os Cornflakes, a Kellogg’s considera que o valor nutricional dos seus cereais deve ser analisado em conjunto com leite ou iogurte (que são por norma os produtos com os quais aqueles se consomem). Com a nova lei, os cereais desta marca seriam proibidos de estar em prateleiras no final dos corredores de supermercado, assim como junto das caixas de pagamento ou na entrada da lojas. Além disso, também não poderiam ser exibidos em destaque nos sites das lojas de venda. Em causa estão os valores de gordura, sal e açúcar. Ler mais

Nelson Mandela: Herói, Príncipe, Advogado

  No dia 18 de julho de 2003, num salão de festas em Joanesburgo, aproximei-me da mesa em que estava sentado o, então, ex-presidente Nelso...