terça-feira, 29 de novembro de 2022

Diário de 29-11-2022

 


Diário da República n.º 230/2022, Série I de 2022-11-29

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PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Autoriza o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, I. P., a realizar a despesa com construções no parque penitenciário, com vista ao encerramento gradual do Estabelecimento Prisional de Lisboa

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES - ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Criação de mecanismo compensatório para o setor dos laticínios

COVID-19: Norma da DGS sobre visitas a idosos infetados em lares divide responsáveis

 
A norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) para assegurar que os utentes infetados com covid-19 que residem em lares têm direito a visitas divide responsáveis, entre quem a considere uma medida esperada e quem aponte uma flexibilização excessiva.

Na opinião do padre Lino Maia, presidente da Confederação das Instituições de Solidariedade Social (CNIS), a norma é “oportuna” e trata-se de uma “orientação esperada e consistente”.

“Na generalidade dos lares havia visitas a pessoas infetadas, com os devidos cuidados porque o vírus numa pessoa num lar pode com facilidade propagar-se a outras pessoas. Mas não podemos ter as pessoas indefinidamente enclausuradas e já sabemos que, com a vacinação completa, o vírus não tem a força que teria com todo este processo de vacinação”, defendeu. Ler mais

 

Imprensa Escrita - 29-11-2022






 

Operação da PJ tem por base "maior fraude" de IVA já investigada na UE


 Megaoperação espoletada em Portugal, está também a decorrer noutros países europeus. Estima-se que em causa estejam danos de 2,2 mil milhões de euros.

A Polícia Judiciária (PJ) está a levar a cabo, esta terça-feira, uma megaoperação de combate à fraude fiscal. A notícia foi avançada pela CNN e confirmada do Notícias ao Minuto por fonte da autoridade, que adiantou que, em Portugal, a investigação está centralizada na diretoria do Norte. 

Segundo a mesma fonte, em causa está a 'Operation Admiral' ('Operação Almirante'), iniciada pela Procuradoria Europeia (European Public Prosecutor's Office) e que está a ser coordenada entre diversos países - especificamente 14 Estados-Membros da União Europeia (Bélgica, Chipre, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Holanda, Portugal, Roménia, Eslováquia e Espanha). Ler mais

 

Lisboa. Funcionária do aeroporto desviou milhares de euros de passageiros

 

Mulher, que trabalhava para uma empresa que prestava serviços para a TAP, burlava passageiros quando estes faziam o check-in ou a reserva de passagens aéreas.

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra uma mulher, suspeita de se aproveitar das funções que exercia no Aeroporto de Lisboa para burlar passageiros, quando realizava o check-in ou a reserva de passagens aéreas.

Num comunicado divulgado no seu site oficial, a Procuradoria-Geral Regional de Lisboa revela que a arguida está acusada de um crime de burla simples, um crime de peculato na forma continuada e um crime de falsidade informática na forma continuada. Ler mais

Comboios. CP prevê perturbações na 4.ª feira (em todo o país)

A CP informou que, devido a greve convocada por organizações representativas dos trabalhadores, preveem-se perturbações na circulação de comboios, a nível nacional, na quarta-feira, com possível impacto nos dias anterior e seguinte ao da paralisação.

Num comunicado hoje divulgado, a CP adianta que foram "definidos os serviços mínimos que se podem consultar" no site da empresa e que "aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional, será permitido o reembolso, no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe".

"O reembolso ou revalidação podem ser feitos em myCP na área 'Os seus bilhetes' (para bilhetes adquiridos na bilheteira 'online' e App CP) até aos 30 minutos que antecedem a partida do comboio da estação de origem do cliente, bem como nas bilheteiras e, se reembolso, em cp.pt através do preenchimento do formulário 'online', com o envio da digitalização do original do bilhete e indicação de Nome, Morada postal, IBAN e NIF, até 10 dias após terminada a greve", indica a CP. Ler mais

 

Tentativas de fraudes a clientes da EDP Comercial aumentam mais de 230% em outubro

 

Já no Portal da Queixa foram identificadas mais de 1.000 reclamações relativamente a tentativas de fraude onde "é utilizado indevidamente o nome da EDP Comercial".

A EDP Comercial alertou esta terça-feira que as tentativas de fraude a clientes, em que o nome da empresa é usado para cobrar dívidas inexistentes, aumentaram mais de 230% em outubro, face à média dos meses anteriores.

"No último mês, o número de casos de fraudes (ou tentativas) a clientes da EDPC disparou mais de 230%, face à média dos meses anteriores", disse à Lusa fonte oficial da empresa, a quem foram reportados cerca de 200 casos em outubro, face a 120 registados no total do primeiro semestre. Ler mais

 

Comunicação /Agradecimento