quarta-feira, 29 de junho de 2022

Foi você que comprou uma ‘máquina de rasgar’?


Os martírios a que se expõe uma diligente cidadã que acredita nos predicados de uma dada marca e nos códigos de conduta das empresas que a ostentam.

Tão logo pôs a máquina em funcionamento, a Whirpool fez das suas, comportou-se como se fora uma máquina “desfiadora”: rasgou umas calças de pijama fino de “meia estação”.

ão contente, logo a seguir, camisetas de desporto, um par de calções, e a safra continuou!

A reclamação não tardou.

A assistência técnica fez substituir o tambor da máquina, de posse dos termos da reclamação de imediato lavrada.

Meses mais tarde, nova avaria. Reclamação deduzida. Substituição de componentes eléctricos e electrónicos. Ler mais

Le chèque alimentaire de 100 euros confirmé pour les 9 millions de foyers les plus modestes

 

Olivia Grégoire, porte-parole du gouvernement, a fait cette annonce ce mercredi lors d'un déplacement à La Chapelle-sur-Erdre, près de Nantes.

La porte-parole du gouvernement Olivia Grégoire a confirmé mercredi la mise en place d'une «aide alimentaire d'urgence» de 100 euros par foyer et de 50 euros par enfant, en faveur des neuf millions de foyers les plus modestes.

Le gouvernement entend également, toujours dans le cadre du projet de loi pouvoir d'achat qui devrait être présenté le 6 juillet en Conseil des ministres, travailler «sur un chèque alimentaire plus qualitatif pour accéder à des produits bio, frais et locaux», a déclaré Olivia Grégoire lors d'un déplacement à La Chapelle-sur-Erdre, près de Nantes.

Plus d'informations à venir..

Crédito da casa: Euribor sobem a três, a seis e a 12 meses

 

A taxa Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação e que entrou em terreno positivo em 06 de junho, avançou hoje para 0,278%, mais 0,053 pontos, e contra 0,291% em 17 de junho, um máximo desde setembro de 2014.

A Euribor a seis meses esteve negativa durante seis anos e sete meses (entre 06 de novembro de 2015 e 03 de junho de 2022).

No mesmo sentido, no prazo de três meses, a Euribor subiu hoje ao ser fixada em -0,191%, mais 0,020 pontos, e contra o máximo desde maio de 2020, de -0,163%, verificado em 21 de junho. Ler mais

Recomendações do regulador sobre cuidados oncológicos serão cumpridas

 

A ministra da Saúde assegurou hoje que todas as recomendações feitas pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) para melhorar o acesso aos cuidados oncológicos serão cumpridas como a metodologia da fixação dos tempos máximos de resposta garantidos.

A ministra da Saúde assegurou hoje que todas as recomendações feitas pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) para melhorar o acesso aos cuidados oncológicos serão cumpridas como a metodologia da fixação dos tempos máximos de resposta garantidos. Ler mais

Melheres do ano


 

Benefícios fiscais? Questão "tem magnitude substancial" nas contas

 
A secretária de Estado do Orçamento anunciou hoje aos deputados estar em curso a criação de uma unidade técnica para levantamento dos benefícios fiscais e reforçou que o Governo está ciente da importância de reduzir a dívida pública. 

Falando numa audição na Comissão de Orçamento e Finanças, no âmbito da apreciação da Conta Geral do Estado de 2020, Sofia Batalha reconheceu que a questão dos benefícios fiscais "tem uma magnitude substancial" nas contas públicas, mas que, nessa matéria, o Tribunal de Contas "tem sinalizado uma evolução sucessiva e positiva de inclusão adicional na Conta" Geral do Estado.

"Está também criada uma unidade técnica, e está em processo legislativo no Governo, que pretende precisamente fazer todo o levantamento destes benefícios" fiscais, afirmou aos deputados a governante, destacando que a renovação desses benefícios "tem acompanhamento para avaliar a sua pertinência". Ler mais

 

Foi você que comprou uma ‘máquina de rasgar’?

Os martírios a que se expõe uma diligente cidadã que acredita nos predicados de uma dada marca e nos códigos de conduta das empresas que a ostentam.

Tão logo pôs a máquina em funcionamento, a Whirpool fez das suas, comportou-se como se fora uma máquina “desfiadora”: rasgou umas calças de pijama fino de “meia estação”.

Não contente, logo a seguir, camisetas de desporto, um par de calções, e a safra continuou!

A reclamação não tardou.

A assistência técnica fez substituir o tambor da máquina, de posse dos termos da reclamação de imediato lavrada.

Meses mais tarde, nova avaria. Reclamação deduzida. Substituição de componentes eléctricos e electrónicos.

De novo, a rasgar, a rasgar sem dó nem piedade!

Nova reclamação formal: ou a substituição da máquina ou  a sua devolução e consequente restituição do preço pago.

A marca entende proceder à substituição. Durante mais de um mês a dona de casa esteve privada da máquina, as reclamações sucederam-se. A Whirpool, sem justificação, promoveu, enfim, a contragosto, a substituição: só em Março do ano em curso, porém.

Como o outro, no dito popular, que “mudava de moleiro, mas não mudava de ladrão”, mudou-se a máquina de rasgar, mas não se mudou para máquina de lavar.

A “substituta” não se fez rogada e para honrar decerto os pergaminhos da geração, em vez de lavar, rasga…

Máquina recolhida para testes. A consumidora, uma vez mais, privada do uso da coisa.

Resultado da perícia: anomalias não detectadas, máquina recolocada no domicílio da consumidora. “Sem  mais nem aquelas”!

Nova reclamação formal: “põe-se termo ao contrato, recolham a máquina e restituam o dinheiro”.

A marca, intransigente: “nada mais se pode fazer”, “tem de ficar com a máquina”…

Cultura, cultura empresarial, eis o que elementarmente se exige e não abunda neste mercado às avessas!

As empresas são boas, péssimos são os consumidores… consumidores, já se vê, “rascas”, de “trazer por casa”!

Quando não há cultura empresarial, os desfavores aos consumidores avolumam-se!

O que se opina, na circunstância?

Porque em tempo, já que a nova máquina fora instalada em Março e, nos termos da Lei Antiga, beneficia de uma garantia de dois anos [sempre que se opere  uma substituição, a garantia começa a contar da data de entrega do bem novo],

1.º: Declarar perante o vendedor, já que não poderá fazê-lo em relação ao fabricante [DL 67/2003: n.º 1 do artigo 6.º], a decisão de pôr termo ao contrato, com efeitos imediatos [DL 67/2003: n.ºs 4 e 5 do artigo 4.º], exigindo a pronta recolha da máquina e a restituição do preço pago.

Ao mesmo tempo, pedir uma indemnização

2.º pelos estragos que as máquinas causaram nas peças de roupa indicadas (e que são do conhecimento do vendedor e da marca): Lei das Garantias dos Bens de Consumo (DL 67/2003, de 8 de Abril e Lei de Defesa do Consumidor: n.º 1 do artigo 12);

3.º pelo tempo em que esteve privada do uso das máquinas, para cima de dois meses (Lei de Defesa do Consumidor – Lei 24/96, de 31 de Julho: n.º 1 do artigo 12, como se tem por elementar), pelos danos morais e materiais que suportou, com o recurso a lavandarias, etc.

Se houver resistência do vendedor, há que recorrer ao Tribunal Arbitral de Conflitos de Consumo competente.

Que mercado, que mercadores estes!

 

Mário Frota

Presidente emérito da apDC – DIREITO DO CONSUMO - Portugal

 

 

Orçamento, orçamento...