sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Combustíveis vão voltar a ficar mais baratos na próxima semana

 

Está prevista uma descida de três cêntimos por litro no caso do gasóleo e de um cêntimo por litro no caso da gasolina, adiantou fonte do setor ao Notícias ao Minuto.

Os preços dos combustíveis vão voltar a baixar no início da próxima semana. Está prevista uma descida de três cêntimos por litro no caso do gasóleo e de um cêntimo por litro no caso da gasolina, adiantou fonte do setor ao Notícias ao Minuto.

Na quinta-feira, dia 1 de dezembro, o preço médio do gasóleo simples estava nos 1,638 €/litro, ao passo que a gasolina simples 95 custava, em média, 1,642 €/litro, de acordo com dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). 

No início desta semana, recorde-se, registaram-se reduções de cerca de quatro cêntimos, tanto no caso do gasóleo como no da gasolina.  Ler mais

 

Banca deu 1.197 milhões para comprar casa. Taxa de juro sobe para 2,86%

 A taxa de juro média dos novos empréstimos à habitação subiu para 2,86% em outubro (2,23% em setembro), o valor mais elevado desde janeiro de 2015, segundo o Banco de Portugal. 

Os bancos concederam 1.197 milhões de crédito à habitação em outubro, sendo que a taxa de juro média dos novos empréstimos para comprar casa subiu para 2,86% (2,23% em setembro), o valor mais elevado desde janeiro de 2015, divulgou o Banco de Portugal (BdP), esta sexta-feira. 

"Em outubro, os bancos concederam 1.798 milhões de euros de novos empréstimos aos particulares, menos 211 milhões de euros do que em setembro: 1.197 milhões de crédito à habitação, 412 milhões de crédito ao consumo e 189 milhões de crédito para outros fins", pode ler-se no comunicado do BdP. Ler mais

 

Rubrica Direitos do Consumidor da Kuriakos TV - Hoje, 02 de Dezembro de 22, às 22.22 horas

 


II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DIREITO PÚBLICO


O Prof. Mário Frota, presidente emérito da apDC – DIREITO DO CONSUMO -, Portugal, acaba de ser convidado pelo presidente do IBEDAFT – Instituto Brasileiro de Estudos de Direito Administrativo, Financeiro e Tributário, Prof. Kiyoshi Harada, a apresentar uma comunicação no Congresso Internacional em epígrafe, que se realizará em São Paulo, a 13 de Dezembro p.º f.º, facto que muito honrou o jusconsumerista português.

Eis o título da sua apresentação:

“O Direito do Consumo na Encruzilhada da Transformação Digital e da Transição Ecológica na Europa”.

CONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR

                             

Diário ‘As Beiras’ 

02 de Dezembro de 22

 

Venda consumada, contrato em suspenso, operadora alarmada, situação sem consenso e lei postergada?

 

“Vendi, por manifesta necessidade, a casa em que tinha a sede da minha economia doméstica.

E dei do facto nota à NOS - empresa de comunicações em que tenho o contrato de um pacote de serviços. Pedindo inclusivamente que o transfiram para casa de uma irmã em que passarei provisoriamente a morar.

A NOS diz que não o pode fazer. Porque já há rede instalada na casa onde vou passar a morar. E que considera, por isso, que há incumprimento do contrato de minha parte e, por conseguinte, terei de suportar as prestações que se vencerem até final da relação contratual porque eu é que dei causa ao facto.

Acho de mau gosto a solução da NOS até porque vou continuar a precisar de telemóvel e de internet, etc.

A recusa da NOS parece-me estranha e o certo é que me prejudica enormemente porque me vai pôr a pagar um montante ainda assim considerável.”

 Apreciada a situação, cumpre emitir opinião:

1.    A Lei das Comunicações Electrónicas, em vigor desde 14 de Novembro p.º p.º, estabelece, no que ora nos importa, que

 “A empresa… não pode exigir ao consumidor titular do contrato o pagamento de quaisquer encargos relacionados com o incumprimento do período de fidelização nas seguintes situações:

 “a) Alteração do local de residência permanente do consumidor, caso a empresa não possa assegurar a prestação do serviço contratado ou de serviço equivalente, nomeadamente em termos de características e de preço, na nova morada;

… … …”  [n.º 1 do artigo 133]

 2.    Sem curar de saber se a actual situação cabe noutras das hipóteses que a Lei Nova ora expressamente prevê, parece, sem esforço de maior, que asseverando a empresa que não pode continuar a fornecer os serviços que dispensava regularmente ao consumidor, terá de arcar daí com as consequências.

 3.    O que quer significar que é lícito ao consumidor romper o contrato sem que se lhe possa exigir qualquer contrapartida, mormente a que resultaria das prestações vincendas, ou seja, das devidas até ao termo da fidelização em curso.

 4.    Claro que na eventual ausência de uma resposta directa da lei, o que não é o caso, se poderia ainda, de harmonia com o artigo 134, recorrer, entre outros, à previsão do artigo 437 do Código Civil, a fim de se concluir pela extinção do contrato:

 “Se as circunstâncias em que as partes fundaram a decisão de contratar tiverem sofrido uma alteração anormal, tem a parte lesada direito à resolução do contrato, …, desde que a exigência das obrigações por ela assumidas afecte gravemente os princípios da boa-fé e não esteja coberta pelos riscos próprios do contrato.”

 5.    Para além do mais, dependendo da interpretação de um outro dos preceitos da Lei Nova [art.º 137], conviria analisar detidamente o que nele se dispõe:

 “Sem prejuízo de outras alterações extraordinárias das circunstâncias que determinaram a celebração do contrato por parte do consumidor, o contrato fica suspenso, designadamente, nas seguintes situações:

 

a)    Perda do local onde os serviços são prestados;

… … …”

 6.    De qualquer forma, dada a manifesta impossibilidade de a empresa de comunicações electrónicas poder continuar a assegurar no domicílio do consumidor os serviços por virtude de ali se achar instalada uma outra rede, ao que assevera, é facto que tal circunstância não pode ser imputada ao consumidor, interessado em manter o contrato.

 7.      Daí que se trate de facto relevante para a ruptura do contrato sem quaisquer encargos para o consumidor, desde que a empresa não possa continuar obviamente, como o confessa, a dispensar o serviço nas condições pactuadas.

 EM CONCLUSÃO

 

a.      A venda da casa de morada do consumidor, onde os serviços de comunicações se acham instalados, constitui motivo, causa ou fundamento relevante para a ruptura do contrato se acaso a empresa não assegurar os respectivos serviços nomeadamente em termos de condições técnicas, demais características e de preço [Lei 16/2022: alínea a) do n.º 1 do art.º 133].

 b.     Da ruptura do contrato em tais condições não resultam quaisquer encargos para o consumidor, como emerge do proémio do citado artigo [“não pode exigir ao consumidor… o pagamento de quaisquer encargos relacionados com o incumprimento do período de fidelização.]

 Tal é, salvo melhor juízo, o nosso parecer.

Mário Frota

presidente emérito da apDCDIREITO DO CONSUMO -, Portugal

Prestação da casa pode subir até 251€ este mês. Simule quanto vai pagar

 Qual será o impacto no seu caso em particular? O Doutor Finanças disponibiliza um simulador da Euribor que permite "ter uma ideia de como a sua prestação mensal será afetada pelo aumento dos juros". 

A prestação da casa paga pelos clientes bancários no crédito à habitação vai subir acentuadamente este mês, sendo que o aumento pode atingir os 251 euros, nos contratos indexados à Euribor a três, seis e 12 meses, face às últimas revisões, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Qual será o impacto no seu caso em particular? O Doutor Finanças disponibiliza um simulador da Euribor - ao qual pode acede aqui - que permite "perceber como pode evoluir a prestação do seu crédito habitação". Ler mais

 

Venda consumada, contrato em suspenso, operadora alarmada, situação sem consenso?


 

Financial Times announces strategic partnership with OpenAI

  The Financial Times today announced a strategic partnership and licensing agreement with OpenAI, a leader in artificial intelligence res...