quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

A ilusão dos açúcares “saudáveis”, um “mito mirabolante”, analisada pelo químico Dario Bressanini

 

“Vejo demasiadas páginas Web e revistas de bem‑estar ou de culinária a lançarem mão da naturalidade destes açúcares e xaropes, sem nunca fornecerem um pingo de provas científicas de que são efetivamente mais saudáveis. Porque não podem. Não são”, o químico italiano Dario Bressanini detém-se neste artigo na moda dos açúcares ditos “saudáveis”. Um excerto a partir do livro “Posso comer ou faz-me mal?”.

Dos fumados “carcinogénicos” ao infame óleo de palma, dos misteriosos “açúcares adicionados” ao temível sal, a comida de hoje mais parece um inimigo do qual temos de nos defender do que um dos grandes prazeres da vida. “Graças ao marketing hiperagressivo e aos muitos arautos da desgraça que usam as redes sociais para espalhar informações alarmistas sem base científica, quantos mais alimentos temos ao nosso dispor, mais eles nos causam ansiedade e desconfiança. ‘Isto faz bem ou faz mal, sim ou não?’, é a pergunta que todos nós fazemos sempre que nos põem um prato à frente”. É desta forma que lemos um excerto da recensão ao livro Posso comer ou faz-me mal? - Manual de autodefesa alimentar (edição Contraponto), assinado pelo químico italiano Dario Bressanini. Ler mais

Nova fraude exige pagamento de falsa multa de 120 euros por infração no trânsito

 

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) alertou para uma nova fraude de 'phishing' que circula via e-mail em seu nome. Os destinatários são notificados a pagar uma falsa multa de 120€ por infração de trânsito. A ANSR pede para não clicarem em links.

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) emitiu esta quinta-feira um alerta sobre uma nova vaga de e-mails fraudulentos que estão a circular em nome da instituição.

Os destinatários têm sido notificados para pagarem supostas multas no valor de 120 euros. Isto trata-se de uma estratégia de 'phishing', uma prática fraudulenta com o objetivo de aceder a informações pessoais e bancárias. Ler mais

 

Comparticipação das vacinas pneumocócicas aumenta para 69% nos maiores de 65

 

Em causa está uma lei, que remonta a 2021, que tinha estabelecido a obrigatoriedade de comparticipar esta vacinação pelo escalão B (69%) para a faixa etária das pessoas com 65 ou mais anos. 

A comparticipação das vacinas pneumocócicas destinadas para as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos irá aumentar, já no próximo ano, para 69%.

De acordo com uma nota publicada esta quinta-feira em Diário da República, as vacinas pneumocócicas eram comparticipadas pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) no regime geral, no escalão C, com a percentagem de 37%, para certos grupos de utentes. 

Agora, neste regime excecional estão tem incluídas as vacinas pneumocócicas conjugadas de 13, 15, 20 e 23 valências. 

Em causa está uma lei, que remonta a 2021, que tinha estabelecido a obrigatoriedade de comparticipar esta vacinação pelo escalão B (69%) para a faixa etária das pessoas com 65 ou mais anos.

 

Três detidos em flagrante por burla através de aplicação MB Way

 

Foi possível apreender 400 euros em numerário, três telemóveis, duas armas brancas e um veículo ligeiro.

Três homens, com idades compreendidas entre os 23 e os 32 anos, foram detidos pela Guarda Nacional Republicana (GNR) no dia 18 de fevereiro por burla através da aplicação MB Way, no concelho de Campo Maior.

"No âmbito de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda detetaram três indivíduos nas proximidades de uma máquina multibanco, os quais demonstravam um comportamento suspeito", começa por explicar um comunicado enviado às redações, onde se acrescenta que, "na sequência da ação, foi possível apurar-se que os suspeitos tinham acabado de cometer uma burla, através da aplicação MB Way, motivo pelo qual foram de imediato detidos". Ler mais

Os 20 automóveis mais adulterados em Portugal: Eis a lista de 2024

 

Os dados são da carVertical.

Todos os anos, milhares de condutores são enganados por quem vende automóveis usados. A adulteração dos odómetros acontece muito em Portugal e a carVertical, empresa de dados automóveis que acompanha de perto o estado do mercado de usados, revelou os 20 modelos cujos quilómetros foram adulterados.

Em Portugal, no ano passado, o Citroën DS3 foi o automóvel mais manipulado - cerca de 7,6% de todos os modelos verificados na plataforma da carVertical apresentavam valores de quilometragem adulterados. O DS 3 teve a quilometragem reduzida, em média, 101.000 km.

Na lista dos 20 carros com a quilometragem alterada seguem-se o Opel Corsa (5,7%) e o Peugeot 308 (5,1%). Os odómetros do Corsa foram alterados numa média de 56.000 quilómetros, enquanto o 308 registou uma média de 66.000 quilómetros.  Ler mais

 

Há 16 milhões de passageiros em risco de não receberem indemnizações por perturbações em voos em Portugal

Este alerta é da AirAdvisor, uma startup que facilita o processo de reclamação de compensações junto das companhias aéreas. 

Mais de 16 milhões de passageiros que utilizaram os aeroportos em Portugal em 2024 poderão perder o prazo para solicitar indemnizações por perturbações nos voos, devido à falta de informações sobre os seus direitos.

Este alerta é da AirAdvisor, uma startup que facilita o processo de reclamação de compensações junto das companhias aéreas.

Em 2023, os seis aeroportos mais movimentados do país – Lisboa, Porto, Faro, Funchal, Ponta Delgada e Horta – registaram um recorde de 68,6 milhões de passageiros, de acordo com a ANA Aeroportos de Portugal, que é gerida pela VINCI Airports. Ler mais

 

 

 

Os principais fatores de risco para o aparecimento do cancro da próstata são a idade e a história familiar. Saiba como estar atento para prevenir esta doença.

O cancro da próstata é, a nível europeu, o cancro mais frequente nos homens com mais de 45 anos (com mais de 1.400.000 diagnósticos) e a segunda causa de mortalidade por cancro nesta população (cerca de 450.000 mortes anualmente). Em Portugal, são diagnosticados cerca de 6.000 novos casos anualmente, com aproximadamente 1.800 a 2.000 mortes.

Os principais fatores de risco para o aparecimento do cancro da próstata são a idade e a história familiar. Quanto à idade, quanto mais avançada maior o risco de aparecimento da doença. No entanto, quando diagnosticado em idades mais avançadas, normalmente não é causa de mortalidade por apresentar um perfil menos agressivo. Por outro lado, quando diagnosticado em idades jovens (<65 anos), o risco de se tratar de uma doença mais agressiva é maior. Quanto à história familiar, quanto maior o número de familiares com cancro da próstata, quanto maior a proximidade desses familiares e quanto menor a idade dos mesmos na altura do diagnóstico, maior o risco de desenvolver um cancro da próstata. Ler mais

 

A ilusão dos açúcares “saudáveis”, um “mito mirabolante”, analisada pelo químico Dario Bressanini

  “Vejo demasiadas páginas Web e revistas de bem‑estar ou de culinária a lançarem mão da naturalidade destes açúcares e xaropes, sem nunca ...