quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Diga adeus aos cartões de crédito. Estas serão as novas formas de pagamento já em 2030

 A forma como pagamos está prestes a passar por uma transformação significativa. Nos últimos anos, os métodos de pagamento evoluíram com os avanços tecnológicos, levando à redução do uso de dinheiro em espécie em favor dos pagamentos com cartão, seja físico ou digital. Contudo, a MasterCard prepara-se para dar o próximo passo e revolucionar este processo.

A gigante dos pagamentos está a desenvolver uma nova tecnologia que, segundo a própria, poderá tornar os cartões de crédito e débito obsoletos até 2030. Esta inovação visa não só simplificar o processo de pagamento, mas também aumentar a sua segurança e conveniência para os utilizadores.

O sistema proposto baseia-se na utilização de tokens únicos para cada transação, substituindo os tradicionais cartões, explica o ‘elEconomista’. Estes tokens geram uma combinação irrepetível para cada pagamento, aumentando consideravelmente a segurança e reduzindo o risco de fraude, uma vez que elimina a necessidade de partilhar dados confidenciais.

Para além disso, a MasterCard está a explorar a integração de dados biométricos como forma de validação de pagamentos. Em vez de cartões e códigos PIN, os utilizadores poderão autorizar transações através da palma da mão, impressão digital ou reconhecimento facial, tornando o processo mais seguro e prático.

A empresa já está a colaborar com bancos, fintechs e comerciantes para criar a infraestrutura necessária que permita a implementação desta nova tecnologia. Espera-se que, até 2030, a autenticação biométrica e os tokens de uso único façam parte de todas as transações, substituindo os métodos tradicionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

El Supremo avala que el consumidor reclame las cláusulas abusivas de un mismo contrato hipotecario en distintas demandas

  El Tribunal Supremo (TS) abre la puerta a que los consumidores reclamen a la banca las distintas cláusulas abusivas que recoge un mismo co...