O estudo, publicado em novembro de 2023, revelou que esses compostos químicos podem danificar o material genético das células, aumentando o risco de doenças graves, incluindo alguns tipos de cancro e doenças hereditárias, revela o ‘elEconomista’.
A Comissão Europeia anunciou em 24 de abril de 2024 que não renovará a autorização para o uso desses oito aromas artificiais, que incluem aqueles utilizados para conferir sabor a alimentos como batatas fritas e molhos. De acordo com a nova regulamentação, foi estipulado um período de eliminação progressiva para permitir que os produtores se ajustem às novas exigências.
Para alimentos em que o sabor defumado é utilizado para dar um toque adicional, como batatas fritas e molhos, o prazo para a retirada dos aromas será de dois anos. Já para produtos que utilizam defumação tradicional, como presuntos e queijos, o período será de cinco anos.
Embora a decisão tenha gerado especulações sobre a possível proibição de batatas fritas com sabor de presunto, a venda desses produtos pode continuar, desde que os fabricantes utilizem alternativas aprovadas pela UE para os aromas anteriormente autorizados.
Sem comentários:
Enviar um comentário