quarta-feira, 17 de abril de 2024

Procon-MG promove reunião para expandir Programa de Atendimento aos Superendividados (PAS) no interior de Minas

 O Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais, reuniu-se na quinta-feira, 11 de abril, com representantes de 24 Procons mineiros para compartilhamento da experiência e de práticas de funcionamento do Programa de Atendimento ao Superendividado (PAS). O programa foi criado há dois anos para auxiliar consumidores a recuperarem o crédito e reassumirem o controle da vida financeira, de forma que o pagamento de suas dívidas não comprometa o seu mínimo existencial.  

O coordenador do Procon-MG e promotor de Justiça de Defesa do Consumidor do MPMG, Glauber Tatagiba, iniciou a reunião apresentando estratégias de atuação do programa, com destaque para a importância da seleção do consumidor a ser encaminhado para o PAS.  

Em seguida, representantes do Procon-MG e do Procon Municipal de Belo Horizonte compartilharam experiências e procedimentos a serem seguidos na fase inicial do programa: necessidade de agendamento prévio, documentação obrigatória, contato inicial com o consumidor superendividado e entrevista individual. Os representantes dos Procons foram orientados sobre cuidados a serem tomados nesse momento, como escolher um atendente com perfil acolhedor, manter um canal de comunicação com o consumidor e transmitir, com clareza, as diretrizes do PAS.  Ver mais

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