quinta-feira, 28 de setembro de 2023

GNR apreende mais de 47 toneladas de sardinha e biqueirão em Esposende

 
A Unidade de Controlo Costeiro da GNR apreendeu, em Esposende, mais de 47 toneladas de sardinha e biqueirão, por terem sido pescados no interior da área do Parque Natural do Litoral Norte (PNLN), anunciou hoje aquela força.

Em comunicado, a GNR acrescenta que foram detetadas sete embarcações a pescar ilegalmente, tendo sido identificados os mestres de cada uma delas.

Foram também elaborados sete autos de contraordenação, por exercício da pesca comercial por embarcação de pesca costeira no parque marinho do PNLN, sendo cada infração punível com coima máxima de 37.500 euros. Ler mais

 

Parlamento discute hoje lei do tabaco com regras mais apertadas

 

O parlamento português discute hoje a lei do tabaco, que equipara o consumo tradicional ao aquecido e aperta o cerco à venda automática, com interdição de fumo ao ar livre junto de escolas, faculdades ou hospitais.

Um dos principais diplomas que transitou da primeira sessão legislativa para a atual, a lei, que chegou a gerar controvérsia na bancada do PS e continua a ser alvo de muitas críticas, insere-se numa “uma agenda muito ambiciosa” que irá depois incluir medidas para ajudar quem quer deixar de fumar, afirmou o ministro da Saúde, Manuel Pizarro na segunda-feira.

Hoje de tarde em plenário, os deputados vão discutir a lei, que transpõe a legislação europeia e reforça normas tendentes à prevenção e controlo do tabagismo. Ler mais

Imprensa Escrita - 28-9-2023





 

UM ‘NÃO ARTIGO’ FEITO DE ARTIGOS (DA LEI) Uma interpretação que fede que tresanda…

 


Ensinava o  saudoso Prof. Mota Pinto, na Teoria Geral do Direito Civil, aos dados às primeiras letras do Direito, no 1.º ano da Faculdade, em plenos Gerais, que o valor do silêncio se poderia perspectivar como segue:

·         Quem cala consente

 ·         Quem cala parece consentir

 ·         Quem cala não consente.

No ordenamento jurídico do consumidor, porém, de modo expresso, “quem cala não consente”!

Convém, no entanto, mostrar o que dizem uniformemente as leis no que tange aos produtos e serviços não solicitados ante os desvarios e as aberrantes interpretações que tendem a fazer “escola” neste pobre e desvairado Portugal...

A famigerada Deco-Proteste, Limitada, antena nacional de uma empresa multinacional belga, teve o desplante de dizer, a propósito das entradas (‘couvert’ lhes chama a lei) algo de surreal perante uma norma que refere exactamente o contrário:

Quem cala, consente,

Quem trinca consente mais…

E não poderá reclamar

Se detectar na conta

As entradas que não pediu…

Vamos mostrar que o que as sucessivas leis dizem, aliás,  de modo apropriado, é que quem cala não consente:

PRODUTOS & SERVIÇOS NÃO SOLICITADOS EM GERAL

LEI-QUADRO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

“O consumidor não fica obrigado ao pagamento de bens ou serviços que não tenha prévia e expressamente encomendado ou solicitado, ou que não constitua cumprimento de contrato válido, não lhe cabendo, do mesmo modo, o encargo da sua devolução ou compensação, nem a responsabilidade pelo risco de perecimento ou deterioração da coisa.” (Lei 24/96: n.º 4 do seu art.º 9.º)

 

FORNECIMENTO DE BENS NÃO SOLICITADOS

(ALUSÃO A SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS)

“1 - É proibida a cobrança de qualquer tipo de pagamento relativo a fornecimento não solicitado de bens, água, gás, electricidade, aquecimento urbano ou conteúdos digitais ou a prestação de serviços não solicitada pelo consumidor…

2 - Para efeitos do disposto no número anterior, a ausência de resposta do consumidor na sequência do fornecimento ou da prestação não solicitados não vale como consentimento.” (DL n.º 24/2014: art.º  28).

PRÁTICAS COMERCIAIS DESLEAIS

“São consideradas agressivas, em qualquer circunstância, as seguintes práticas comerciais: …

f) Exigir o pagamento imediato ou diferido de bens e serviços ou a devolução ou a guarda de bens fornecidos pelo profissional que o consumidor não tenha solicitado, sem prejuízo do disposto no regime dos contratos celebrados à distância acerca da possibilidade de fornecer o bem ou o serviço de qualidade e preço equivalentes.” (DL n.º 57/2008: al. f) do art.º 12)

CARTÕES DE CRÉDITO NÃO SOLICITADOS

Serviços financeiros não solicitados

“1 - É proibida a prestação de serviços financeiros à distância que incluam um pedido de pagamento, imediato ou diferido, ao consumidor que os não tenha prévia e expressamente solicitado.

2 - O consumidor a quem sejam prestados serviços financeiros não solicitados não fica sujeito a qualquer obrigação relativamente a esses serviços, nomeadamente de pagamento, considerando-se os serviços prestados a título gratuito.

3 - O silêncio do consumidor não vale como consentimento para efeitos do número anterior. …” (DL n.º 95/2006: art.º 7.º)

REGIME JURÍDICO DO EXERCÍCIO DE ACTIVIDADES DE COMÉRCIO, SERVIÇOS E RESTAURAÇÃO

“…

2 - … entende-se por couvert o conjunto de alimentos ou aperitivos identificados na lista de produtos como couvert, fornecidos a pedido do cliente, antes do início da refeição.

3 - Nenhum prato, produto alimentar ou bebida, incluindo o couvert, pode ser cobrado se não for solicitado pelo cliente ou [se] por este for inutilizado.” (DL 10/2015: art.º 135)

Coimas para a violação de cada um dos preceitos enunciados.

EM CONCLUSÃO:

Nos ordenamentos jurídicos do consumidor, na Europa como alhures, “QUEM CALA NÃO CONSENTE”|

Só na delirante imaginação de gente saída de uma qualquer “Universidade de Fezes de Baixo” [Feces de Abajo, em plena Galiza] é que tão brilhantes interpretações lhes bailam estonteantemente nos lábios ou afloram à pena…

Interpretações de ‘esgoto’… que fedem que tresanda!

 

Mário Frota

presidente emérito da apDC – DIREITO DO CONSUMO – Portugal

 

P.S. Que falta faz um Código! Tudo isto se arrumaria só num artigo…

Os ziguezagues de Costa: reverteu privatização da TAP e agora admite venda total

 

Recuperação do controlo público foi bandeira na corrida à liderança do PS e na campanha legislativa contra coligação de Passos Coelho. 

Quando se candidatou a secretário-geral do PS, em 2014, António Costa recusava embarcar em privatizações da TAP e prometia recuperar a maioria do capital. Um ano depois, nas legislativas, esta foi uma das bandeiras do seu programa e, uma vez ao leme do Governo, reverteu a privatização e nacionalizou a companhia. Nove anos após as primárias contra António José Seguro, admite vender a TAP na totalidade. Abriu essa porta em janeiro no Parlamento e agora em vésperas do Conselho de Ministros que vai aprovar o diploma da privatização.  Acesso Pago


 

Desperdício alimentar é "problema gravíssimo", alerta diretor do Unidos contra o Desperdício

 

O desperdício alimentar é “um problema gravíssimo” e uma das principais lutas mundiais, alertou hoje o diretor do movimento “Unidos contra o Desperdício”, lembrando que 25% da água doce é usada para cultivar alimentos que nunca serão consumidos.

Em declarações à agência Lusa, Francisco Mello e Castro, a propósito do Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, que se assinala na sexta-feira, salientou que não é apenas a água que se gasta mas a energia e todos os requisitos para produzir alimentos, que depois vão para o lixo.

Se o desperdício alimentar fosse um país seria o terceiro maior emissor de gases com efeito de estufa, disse, frisando depois a importância de instituições que procuram aproveitar esses alimentos que teriam como destino o lixo, como os bancos alimentares contra a fome, que recebem toneladas de alimentos que de outra maneira seriam desperdiçados. Ler mais

 

Coimbra recebe primeiro centro de tecnologias criativas do país para jovens entre os 12 e os 18 anos

 

O TUMO Coimbra inaugura hoje a sua atividade. O objetivo deste projeto educativo, que é gratuito, inclusivo e voluntário, é o de complementar o ensino formal.

Capacitar os jovens de forma a tirarem partido das oportunidades da sociedade do futuro é um dos principais objetivos do TUMO, um centro de tecnologias criativas fundado na Arménia, em 2011, por Marie Lou e Pegor Papazian e financiado pelo casal Sam and Sylva Simonian.

Direcionado para jovens entre os 12 e os 18 anos, no espaço de Coimbra que abre hoje ao público, são oito as áreas lecionadas - fotografia, animação, desenvolvimento de jogos, programação, música, design gráfico, cinema e robótica. As sessões, presenciais e gratuitas, têm a duração de duas horas e acontecem duas vezes por semana. As inscrições já estão a decorrer e podem ser feitas aqui.

 “Existe uma necessidade estrutural de qualificar a próxima geração para o mundo digital”, afirma Pedro Santa Clara, mentor do projeto, acrescentando que a implementação deste centro vai ajudar a promover “a criatividade e a autoconfiança” dos estudantes, uma vez que o “percurso é personalizado e cada um anda ao seu ritmo”. Ler mais

Um em cada quatro utentes de Lisboa e Vale do Tejo sem médico de família

  Um em cada quatro utentes inscritos nos cuidados de saúde primários não tinha médico de família em Lisboa e Vale do Tejo (LVT) em 2023, ...