quarta-feira, 21 de abril de 2021

Conselho e Parlamento Europeu chegam a acordo sobre neutralidade climática em 2050

 
A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (EU) e o Parlamento Europeu chegaram hoje a um acordo político provisório que legisla o objetivo da neutralidade climática da União Europeia (UE) em 2050.

“Os negociadores do Conselho Europeu [ao qual Portugal preside] e do Parlamento Europeu chegaram a um acordo político provisório que legisla o objetivo da neutralidade climática da União Europeia em 2050 e a meta de redução coletiva líquida das emissões de gases com efeito de estufa (emissões após a dedução de remoções) em pelo menos 55% no ano de 2030, por comparação com 1990”, pode ler-se no comunicado. Ler mais

 

Fim dos mestrados integrados faz disparar novos cursos. Objetivo é também atrair alunos estrangeiros

Com o fim dos mestrados integrados já neste ano, as universidades estão a desdobrar as formações. A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) tem em cima da mesa 121 pedidos de acreditação. O objetivo é refinar a oferta e atrair mais estudantes — sobretudo internacionais, como conta o ‘Jornal de Notícias’.

 Os mestrados integrados, uma oferta exclusiva das universidades, uniam uma licenciatura a um mestrado, sempre dentro do mesmo curso, com um total de 300 a 360 créditos. A transposição de uma diretiva europeia levou a que, há três anos, o ministro do Ensino Superior pusesse fim a este ciclo de estudos, argumentando que restringem a mobilidade dos alunos (o mestrado integrado tinham uma maior duração que os outros ciclos, mantida quase sempre na mesma instituição). Ler mais

Portugueses usam cada vez menos a app StayAway Covid. Problema é transversal a médicos e utilizadores

 Menos de 1% dos casos em três semanas tiveram direito a código. A aplicação de rastreamento de contactos desenvolvida em conjunto com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde já foi descarregada 3,1 milhões de vezes, mas atualmente só é usada por um milhão de pessoas.

 Foi lançada a 1 de setembro de 2020 e desde então foi descarregada 3.166.109 vezes. "Neste momento, apenas um terço está ativo e contacta diretamente com os servidores", refere o coordenador do projeto, Rui Oliveira, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), em declarações à rádio TSF. Ler mais

Compra e venda e garantia de bens móveis

O professor Mário Frota irá novamente conversar connosco, em direto, na terça-feira dia 20 de abril às 21:00h, desta vez sobre "Compra, venda e garantia de bens móveis".

Se tiver alguma questão que gostasse de ver esclarecida sobre o assunto, envie mensagem privada para a página da Phorma TV ou para a da Associação Portuguesa de Direito do Consumo.

O evento estará disponível tanto aqui, na página da Phorma.TV como na página da APDC (fb.com/apdconsumo). Ver mais

 

terça-feira, 20 de abril de 2021

Recebeu uma carta do INE? 15 perguntas e respostas sobre os Censos 2021

Já está em marcha a maior operação estatística empreendida em Portugal. Os códigos para o preenchimento dos Censos 2021 já começaram a chegar às caixas de correio e arranca hoje a fase de respostas. Não há perguntas sobre a origem etnico-racial, mas a emigração portuguesa é pela primeira vez escrutinada. Lembre-se que não responder dá direito a multa. Assim, aqui fica um guia para saber o que deve fazer e que cuidados ter. 

 1. O que são os Censos, quem os realiza e para que servem?

O Recenseamentos da População e da Habitação – ou CENSO – é a maior operação estatística realizada em qualquer país.

Os inquéritos abordam temas como o emprego, a saúde, a educação ou a utilização das tecnologias de informação. Os dados censitários permitem a análise da estrutura social e económica do país, da sua evolução e tendências, bem como a comparação com outras sociedades e países. Ler mais

Estão a ser criados 280 postos de vacinação para vacinar 100 mil pessoas por dia

 
Duzentos e oitenta postos de vacinação rápida e de resposta reforçada estão a ser criados em todo o país para se conseguir vacinar 100 mil pessoas por dia, disse hoje à Lusa o coordenador da ‘task force’.

 Segundo o vice-almirante Gouveia e Melo, está a ser criada “uma capacidade de organização e de administração de vacinas para uma quantidade muito grande de vacinas". O objetivo é evitar stocks e acelerar a proteção da população portuguesa.

Nesse sentido, estão neste momento a ser criados 119 postos de vacinação rápida e 161 postos de vacinação reforçada, o que está a ser feito com o Ministério da Saúde e com “o auxílio precioso” dos autarcas. Ler mais

Compra e venda e garantias de bens móveis


É já hoje, 20, que principia o programa regular de informação com a assinatura da apDC

Tema definido os: Contratos de Consumo e as garantias de bens móveis


O professor Mário Frota irá novamente conversar connosco, em direto, na terça-feira dia 20 de abril às 21:00h, desta vez sobre "Compra, venda e garantia de bens móveis".
Se tiver alguma questão que gostasse de ver esclarecida sobre o assunto, envie mensagem privada para a página da Phorma TV ou para a da Associação Portuguesa de Direito do Consumo.
O evento estará disponível tanto aqui, na página da Phorma.TV como na página da
Até lá!
 

 Projecto com o apoio do Fundo do Consumidor

 

Inquérito do Portal da Construção Sustentável: 88% dos participantes considera a sua casa desconfortável termicamente

O Portal da Construção Sustentável (PCS) revela os resultados de um inquérito à população portuguesa, residente em Portugal Continental, sobre o conforto térmico de suas casas. Na mesma altura em que o Governo avança com uma estratégia nacional para combater a pobreza energética, que entrou em consulta pública e prevê metas de redução gradual desta problemática até 2050.

Segundo os resultados deste inquérito, a maioria dos participantes (88%) considera a sua casa desconfortável termicamente e apenas 12% diz habitar uma casa confortável, sendo que para isso, necessita gastar energia em climatização, pois, dos inquiridos, são 94% os que dizem ter um aumento significativo do consumo de energia para climatizar a casa e, em todas as províncias do País, o desconforto térmico é geral. Ler mais

58% dos consumidores espera melhores experiências digitais no pós-pandemia

Um estudo divulgado hoje pela Talkdesk mostra que mais de metade dos consumidores portugueses tem espectativas mais elevadas em termos de interacção digital com as marcas: 58% espera melhores experiências digitais no pós-pandemia. Os consumidores procuram facilidade, rapidez e fluidez entre canais e plataformas.

Além disso, também 58% dos inquiridos considera que a sua última experiência no retalho não foi personalizada, evidenciando uma oportunidade para as insígnias. Neste momento, somente 14% dos consumidores considera que as organizações estão empenhadas em proporcionar a melhor experiência possível.

A Talkdesk indica ainda que 68% dos inquiridos afirma que uma única experiência negativa com o serviço prestado irá reduzir a sua lealdade relativamente à marca ou empresa em causa. Ler mais

China: Drones exibem códigos QR gigantes no céu para as pessoas descarregarem jogos

A China é um país onde muitas situações insólitas e caricatas ligadas ao mundo da tecnologia acontecem. E a situação de que falamos hoje é um exemplo claro disso mesmo.

Na região de Xangai, uma criadora de videojogos conseguiu criar algo verdadeiramente inovador. Colocou drones a emitir enormes códigos QR no céu, para que as pessoas pudessem apontar os seus dispositivos e fazerem download de um videojogo.

Drones exibem códigos QR enormes para descarregar videojogos

Os drones vierem revolucionar diversos segmentos, desde a mobilidade, fotografia e vídeo, entregas, entre muitos outros. Mas estes gadgets também permitem dar, quase literalmente, asas à imaginação para levar a cabo diversos projetos e ideias interessantes. Ler mais

 

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Se prescreveu, está prescrito - é o dito, é o rito, é o que se ouve em grito!


 

Desconfinamento e viagens: o que muda e o que fica na mesma a partir de hoje

 Portugal entra esta segunda-feira numa nova fase desconfinamento. 

 As regras para a circulação aérea mantêm-se iguais, mas os voos com origem ou destino no Brasil e Reino Unido vão ser permitidos para viagens essenciais e a fronteira terrestre com Espanha permanece fechada nos próximos 15 dias.

Em relação aos voos do exterior, todos os passageiros que cheguem a Portugal por via aérea têm de apresentar comprovativo da realização de teste negativo.

Os passageiros de voos originários do Brasil, África do Sul e de países com uma taxa de incidência igual ou superior a 500 casos por 100 mil habitantes são obrigados a fazer quarentena. Ler mais

MOOC em Economia Circular

O principal objectivo do MOOC é divulgar a importância de transformar o nosso actual modelo de Economia Linear (Produzir-Usar-Descartar) num Modelo Circular em malha fechada, mais próximo da natureza, no qual praticamente todos os materiais podem ser reutilizados, formando parte de uma nova cadeia de valor.

(Curso Online Aberto e Massivo – Gratuito)

eoi.dicampus.es

https://youtube.com/playlist?list=PLs00qW7q8dsvbHNgTVKmm7VIRWAkFQXax

 Uma vez concluída esta primeira edição estamos disponíveis para facilitar a disseminação e transferência desta ferramenta formativa, a título gratuito, para algumas Universidades e/ou Politécnicos, que manifestem o interesse em a domiciliar na sua "Plataforma do Moodle”.

DIVULGAÇÃO: 1.ᵒ MOOC EM ECONOMIA CIRCULAR, em PORTUGAL – Gratuíto. / DIVULGACIÓN: 1.ᵒ MOOC EN ECONOMÍA CIRCULAR, en PORTUGAL - Gratis.


Ex.mos(as) Senhores(as),

 Vimos anunciar a nossa mais recente ferramenta disponibilizada no âmbito do Projecto Transfronteiriço – CIRCULAR LABS – em português e espanhol e completamente gratuita.

É uma oferta formativa, desenhada com o propósito de impulsionar a transição para uma Economia Circular, através da disseminação de conhecimento e de comportamentos, que se desejam mais colaborativos e inclusivos.

 A duração para esta primeira edição, ocorrerá entre finais de Abril de 2021 e finais de Julho de 2021.

Aproveite esta oportunidade, faça já a sua inscrição e reserve uma vaga, através do link:

eoi.dicampus.es

https://youtube.com/playlist?list=PLs00qW7q8dsvbHNgTVKmm7VIRWAkFQXax

Por favor ajudem-nos nesta divulgação junto do V/ público e demais Colaboradores.

O nosso obrigado, por nos distinguirem com a V/ preferência e amizade.

 Cordiais saudações.

Direcção

Taxa de esforço para pagar renda da casa. Três cidades portuguesas no top-10 a sul da Europa

Setúbal, Faro e Évora integram uma lista que é liderada por Milão, mas onde também entram Lisboa e Porto, onde a taxa de esforço no pagamento da renda da casa é superior a Roma.

 Um estudo divulgado pelo portal “idealista” esta segunda-feira, 19 de abril, aponta Setúbal, Faro e Évora no top-10 das cidades a sul da Europa onde a taxa de esforço das famílias para o pagamento da renda da casa é maior. De resto, a capital de distrito da região do Sado ocupa o segundo lugar com uma taxa de 40,6%.

Estes dados foram obtidos através dos preços de arrendamento de março de 2021, nas cidades de Itália, Espanha e Portugal, com uma estimativa de rendimentos líquidos familiares nesse mesmo período de tempo. Esta lista é liderada pela cidade italiana de Milão com 42,6%. Ler mais

Recebeu uma carta do INE? 15 perguntas e respostas sobre os Censos 2021

Já está em marcha a maior operação estatística empreendida em Portugal. Os códigos para o preenchimento dos Censos 2021 já começaram a chegar às caixas de correio e arranca hoje a fase de respostas. Não há perguntas sobre a origem etnico-racial, mas a emigração portuguesa é pela primeira vez escrutinada. Lembre-se que não responder dá direito a multa. Assim, aqui fica um guia para saber o que deve fazer e que cuidados ter. 

 1. O que são os Censos, quem os realiza e para que servem?

O Recenseamentos da População e da Habitação – ou CENSO – é a maior operação estatística realizada em qualquer país.

Os inquéritos abordam temas como o emprego, a saúde, a educação ou a utilização das tecnologias de informação. Os dados censitários permitem a análise da estrutura social e económica do país, da sua evolução e tendências, bem como a comparação com outras sociedades e países.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) é a entidade responsável pela sua preparação e realização e conta com a colaboração do Serviço Regional de Estatística dos Açores, da Direção Regional de Estatística da Madeira, das Câmaras Municipais e das Juntas de Freguesia. Ler mais

sexta-feira, 16 de abril de 2021

Compra e venda e garantia de bens móveis


 

SE PRESCREVEU, ESTÁ PRESCRITO – é o dito, é o rito, é o que se ouve em grito!

 

A Águas do Alto Minho, S.A., que se substituiu aos municípios da região na gestão das águas, está apresentar aos consumidores facturas de anos recuados, cuja cobrança as câmaras terão negligenciado, o que está a gerar ali uma forte onda de protestos.

Será normal que facturas de há vários anos, que os consumidores nem sequer sabem já se terão pago ou não, se apresentem a pagamento?”

 

1.         A prescrição, nos serviços públicos essenciais, é de seis meses (Lei 23/96: artigo 10.º).

1.1.     prazo de prescrição conta-se da data do fornecimento, que corresponde ao da emissão regular da factura (de periodicidade mensal).

1.2.     Para que a prescrição possa valer, impõe-se que o consumidor a invoque, judicial ou extrajudicialmente. Sob pena de, em princípio, tal lhe não aproveitar (Código Civil: art.º 303).

2.         A prescrição de curto prazo, como é o caso, livra o consumidor do cumprimento judicial da dívida. A dívida extingue-se. Fica residualmente uma obrigação natural.

2.1.     E obrigação natural é a que se “funda”, como diz a lei, “num mero dever de ordem moral ou social, cujo cumprimento não é judicialmente exigível...”

2.2.     A prescrição libera, liberta o consumidor, por isso se diz que é liberatória. Extingue a dívida, que não poderá ser judicialmente exigível.

2.3.     É direito do consumidor. Não se trata de aproveitamento ilícito. É ditada por razões de segurança jurídica. Que se prendem, no caso, com o equilíbrio dos orçamentos domésticos. E para punir a inacção do fornecedor. Que dispõe de seis meses para cobrar voluntariamente ou propor a respectiva acção de dívida ou requerer a respectiva injunção.

3.         Para além da prescrição, importa referir ainda a figura da caducidade do direito do recebimento da diferença do preço (caso se facture menos que o consumido e se entenda recuperar, mais tarde, a diferença) que é também de 6 meses (Lei 23/96: n.º 2 do artigo 10.º)

4.         Independentemente destas duas figuras, a lei prevê inteligentemente que “ o prazo para a propositura da acção ou da injunção é de seis meses”.  Ou seja, institui aqui a figura da “caducidade do direito de acção”.

5.         Ora, a acção (ou a injunção) caduca, cai se proposta (requerida) para além dos seis meses do fornecimento do produto.

6.         E a caducidade é, neste passo, de conhecimento oficioso, isto é, deve o tribunal conhecê-la sem necessidade de invocação pelo interessado, pela conjugação de dois dispositivos da lei (Lei 23/96: art.ºs 10.º e 13.º).

7.         Se, proposta a acção (ou requerido o procedimento de injunção) mais de 6 meses após a prestação do serviço, o tribunal considera que a acção caiu, não pode naturalmente prosseguir, o que faz com que a prescrição deixe de ser invocada (porque só o seria na contestação ou oposição – a peça do processo ou procedimento em que o demandado deduz a sua defesa).

8.         A caducidade do direito de acção como que desconsidera a prescrição que, a não ser invocada, nem mesmo assim deixará de produzir os seus efeitos (ou seja, os da inexigibilidade judicial da dívida, limpando-a de todo, com o que se disse acerca da tal “obrigação natural”).

EM CONCLUSÃO:

1.         Decorridos seis meses sobre a regular remessa das facturas que correspondem ao período dentro do qual o fornecimento se processa, prescrevem as dívidas da água como dos demais serviços públicos essenciais, em que se conta a água.

2.         Subsiste uma residual obrigação natural, por não poder ser judicialmente exigível a dívida prescrita.

3.         A remessa de facturas com dívidas prescritas, sem mais, como se as dívidas fossem judicialmente exigíveis,  constitui acto em patente  má-fé, proibido por lei e susceptível de impor uma indemnização ao consumidores pelos danos daí decorrentes.

 

Mário Frota

apDC – DIREITO DO CONSUMO - Coimbra

 


Projecto com o apoio do Fundo do Consumidor

“Alguém tem um carregador destes?”: 11 respostas sobre a lei europeia do carregador único e como muda a vida do consumidor

  As leis promulgadas na União Europeia atravessam todos os aspetos da vida dos cidadãos dos Estados-membros. Com a nova diretiva sobre o ...